Melo, Sandra Helena Dias deSilva, Amanda Priscilla Maria do Nascimento2023-09-112023-09-112022-10-10SILVA, Amanda Priscilla Maria do Nascimento. Construção docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiência. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4992O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a formação docente inicial com base na experiência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Letras da UFRPE, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Partindo de uma metodologia de cunho bibliográfico e apoiando-se, principalmente, em autores da linguística aplicada e da pedagogia crítica, este trabalho discute questões referentes à construção da identidade docente, à relação entre teoria e prática e ao ensino de Língua Portuguesa. A partir das discussões levantadas ao longo do artigo, concluiu-se que a inserção do licenciando na escola pelo PIBID torna mais palpável a reflexão sobre a prática e sua relação com a teoria, considerando-se o fato de o pibidiano vivenciar no chão da escola a observação e a ação-reflexão-ação, exercícios que contribuem para a construção identitária e superação da dicotomia entre teoria e prática em prol de uma formação docente de maior qualidade.19 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRFormação de professoresLíngua portuguesaEnsinoPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Construção docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiênciabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d4hv