Batinga, Verônica Tavares SantosNascimento, Jonas João do2023-11-142023-11-142022-10-07NASCIMENTO, Jonas João do. Sequência didática sobre reações inorgânicas de obtenção de oxigênio para o ensino de Química a partir da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5205O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática com base na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, a fim de verificar suas contribuições e limitações no processo de aprendizagem de estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade do Recife, Pernambuco. A sequência didática teve como cerne a questão socientífica intitulada ‘As mortes causadas pela falta de oxigênio no Brasil em decorrência da pandemia da Covid-19’. O conceito químico que buscamos abordar durante as discussões foi reações inorgânicas, mas especificamente a reação de obtenção de oxigênio. Com relação à abordagem dos dados, o estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas com a temática do elemento oxigênio, o ar atmosférico e a produção do gás oxigênio. Para isso, utilizou-se de atividades da sequência didática, tais como, aulas expositivas, vídeos, publicações de redes sociais, matérias de jornais com discussão em grupo seguida de resolução de questionário norteador contribui para um melhor entendimento por parte dos estudantes. Como forma de avaliação final, um podcast foi gravado com participação dos estudantes. Inicialmente os resultados da análise do questionário diagnóstico apontam que os estudantes não apresentavam compreensão química a respeito da temática, deixando as respostas distantes do conhecimento esperado para estudantes do Ensino Médio, quando comparado com objetivos de aprendizagem que decorrem do currículo do Ensino Médio. Já nas respostas ao podcast e do questionário após a discussão da Questão Sociocientífica, percebemos uma evolução consideravelmente satisfatória, pois os estudantes já apresentavam de forma crítica ao ser questionado sobre ações políticas que poderiam ser tomadas para evitar a situação de crise. Pode-se destacar também que em dado momento ao relacionar a Questão Sociocientífica os estudantes buscaram fazer relações com o conteúdo. Portanto, consideramos que a sequência didática elaborada a partir de uma temática sociocientífica com introdução de questões norteadoras tem potencial para contribuir na abordagem conceitual e contextualizada para o estudo das reações inorgânicas e assim. Ou seja, como esperado é uma possível ferramenta estratégica para aulas de química de turmas da 1ª série do Ensino Médio.81 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaSequência didáticaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)COVID-19, Pandemia deEnsino médioSequência didática sobre reações inorgânicas de obtenção de oxigênio para o ensino de Química a partir da perspectiva Ciência, Tecnologia e SociedadebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d2wh