Silva, Giselda BritoSantos, Letícia Maria Torres Melo dos2025-02-102025-02-102025-01-29SANTOS, Letícia Maria Torres Melo dos. “Educar-nos a nós próprios”: a pedagogia anticolonial as Escolas-Piloto do P.A.I.G.C. (1950 -1979). 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6740Este artigo aborda a pedagogia anticolonial das Escolas-Piloto, criada no âmbito do Partido Africano de Independência para Guiné-Bissau e Cabo Verde (P.A.I.G.C.), durante e após o período das lutas pela independência. O objetivo deste trabalho é situar o perfil de Amílcar Cabral, enquanto fundador do P.A.I.G.C. Também procuramos destacar a contribuição de Paulo Freire e de Mário de Andrade ao projeto de educação anticolonial proposto por Amílcar Cabral, indicando seus lugares de diálogos com Amílcar Cabral e com o projeto das Escolas-Piloto. A meta é indicar como esses diálogos foram importantes para as “Escolas-Piloto” durante o processo de lutas anticoloniais, identificando o pensamento pedagógico de Amílcar Cabral e daqueles que mais colaboraram com seu projeto pedagógico para a formação de uma consciência histórica voltada para a libertação colonial. Para isso, procuramos demonstrar como essas Escolas representaram um contraponto à política educativa colonial implantada pelos colonizadores, utilizando-nos de documentos-programas produzidos pelo P.A.I.G.C. sobre a política educativa durante o processo de libertação e os documentos que tratam da presença do Método de Freire e da participação de Mário de Andrade no projeto pedagógico das Escolas.This article addresses the anticolonial pedagogy of the Pilot Schools, created within the scope of the African Party for the Independence of Guinea-Bissau and Cape Verde (P.A.I.G.C), during the period of the struggle for independence and afterwards. The objective of this work is to situate the profile of Amílcar Cabral, as the founder of P.A.I.G.C. We also seek to highlight the contribution of Paulo Freire and Mário de Andrade to the anticolonial education project proposed by Amílcar Cabral, indicating their places of dialogue with Amílcar Cabral and with the Pilot Schools project. The goal is to indicate how these dialogues were important for the “Pilot Schools” during the process of anticolonial struggles, identifying the pedagogical thinking of Amílcar Cabral and of those who most collaborated with his pedagogical project for the formation of a historical consciousness focused on colonial liberation. To this end, we sought to demonstrate how these Schools represented a counterpoint to the colonial educational policy implemented by the colonizers, using program documents produced by the P.A.I.G.C on educational policy during the liberation process and documents that deal with the presence of Freire's Method and the participation of Mário de Andrade in the pedagogical project of the Schools.27 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BREducação e EstadoColonialismoMovimentos antiimperialistasPartido Africano da Independencia da Guiné e Cabo VerdeCabral, Amílcar, 1924-1973“Educar-nos a nós próprios”: a pedagogia anticolonial as Escolas-Piloto do P.A.I.G.C. (1950 -1979)bachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)