Gama, Ywanoska Maria Santos daBrandão, Maria Eduarda Silva2025-08-262025-07-29BRANDÃO, Maria Eduarda Silva. O olhar docente sobre as relações entre avaliação e aspectos socioemocionais dos estudantes. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7579O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental sobre os processos avaliativos e seus reflexos no comportamento das crianças em uma escola da rede municipal do Recife. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos a observação, realizada em sala de aula no período de semana de provas com duração de 4 dias, e uma entrevista semiestruturada com a docente regente. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (2011). Os resultados revelam uma tensão entre o discurso pedagógico da professora, alinhado a uma perspectiva formativa, e a prática, guiada por uma cultura escolar classificatória e por avaliações externas. Essa dinâmica resulta em impactos significativos nos estudantes, como o desenvolvimento de uma relação utilitarista com o conhecimento, a internalização da percepção de incapacidade, a criação de estigmas sociais em sala de aula e a manifestação de ansiedade e desengajamento. Verificamos que no cenário investigado, a avaliação tem operado mais como um instrumento preparatório do que como uma ferramenta mediadora da aprendizagem, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que priorizem o acolhimento e a formação integral do aluno.47 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Avaliação da aprendizagemEmoções em criançasCrianças - CondutaEnsino fundamentalO olhar docente sobre as relações entre avaliação e aspectos socioemocionais dos estudantesbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International