Sarmento, Viviane NunesSantos, Nathalia de Siqueira2020-03-172020-03-172019SANTOS, Nathalia de Siqueira. As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2093O presente estudo se objetiva em analisar as significações da participante da pesquisa, uma aluna do Ensino Superior com deficiência física, no que diz respeito à temática da acessibilidade atitudinal e, compreender as determinações sociais que medeiam à existência das barreiras atitudinais. Com a pretensão de alcançar o objetivo proposto, foi utilizado nesta pesquisa qualitativa o método materialista histórico e dialético, tendo por fundamento a Psicologia Sócio-Histórica consubstanciada nas ideias de Vigotski, especificadamente a categoria de análise: sentidos e significados, também conhecida como significações. A análise da entrevista reflexiva, instrumento de coleta de dados próprio da Psicológia Sócio-Histórica, resultou em dois núcleos de significações. O primeiro discute as implicações da barreira atitudinal da superproteção e o segundo apreende as barreiras atitudinais no processo educacional da participante da pesquisa.23 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRProjeto de acessibilidade para estudantes com deficiênciaPessoas com deficiência físicaEducaçãoAs significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistóricabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d1v9