D'Emery, Richarlyson AlvesNogueira, José Elvis da Silva Souza2024-11-132024-11-132021-03-03NOGUEIRA, José Elvis da Silva Souza. Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificação. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6507Introdução: aprender a programar é difícil, fato constatado pelas altas taxas de reprovações em cursos de Computação, uma das causas é a dificuldade de assimilação de conceitos lógico-matemáticos. Software educacional é alternativa para mitigar esse problema. Objetivo: desenvolver um jogo que auxilia na prática de Expressões Lógicas. Método: a codificação é em Java e organizada em MVC. Utiliza-se XML para armazenamento de dados. A avaliação é dada por MEEGA, SUS e testes de hipóteses. Resultados: verificou-se através de SUS e análise por inferência estatística a qualidade do jogo e sua contribuição para o aprendizado de Expressões Lógicas.31 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brJogos educativosGamificaçãoProgramação lógica (Computação)Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificaçãobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000m61n