Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro daSilva, Jobson Jorge da2024-08-022024-08-022023-10-24SILVA, Jobson Jorge da. A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5980O presente artigo objetiva apresentar uma proposta para o trabalho na educação básica na perspectiva da desconstrução de imaginários sociais que desconsideram ou desprezam as contribuições africanas à formação sociocultural brasileira. Nesse sentido, entendemos necessário iniciar a construção de uma nova mentalidade social a partir da escola, pois é nesse ambiente que crianças e adolescentes formam suas identidades sociais e aprendem a valorizar as diversas culturas e diferenças sociais existentes. Nesse sentido, pretendemos discutir a relação das questões étnico-raciais e educação básica, na sequência, apresentaremos a análise dos dados coletados a partir de entrevistas realizadas com docentes de uma escola pública e municipal no interior do estado de Pernambuco e por fim uma proposta didática que colaborará com práticas docentes que combatam o racismo na escola e insiram as questões étnico-raciais na escola básica. O trabalho, portanto, é de natureza qualitativa e fundamenta-se, principalmente, na produção de Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) e Brasil (1996).27 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brRelações étnicasRelações raciaisEducação básicaPrática docenteAntirracismoA arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracistabachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d0zk