Pirauá, Natália Barros BeltrãoSouza, Bianca Tude de2019-08-232019-08-232019-07-17SOUZA, Bianca Tude de. Influência da prática sistemática de dança no comportamento e desempenho escolar a partir da percepção de pais e professores. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1365Já é conhecido que a dança enquanto atividade física pode proporcionar ao indivíduo diversos benefícios relacionados à saúde. Alguns estudos têm apontado que, para além desses benefícios, a prática sistemática de atividades físicas pode ter efeito positivo sobre o desempenho escolar. No entanto, não se sabe se a dança, especificamente, pode influenciar o comportamento e o desempenho escolar de crianças. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar se a prática regular de dança, enquanto conteúdo extracurricular pode influenciar no desempenho escolar e no comportamento de crianças, a partir da percepção de pais e de professores de dança de duas escolas da rede privada do Recife/PE. Para tal, foi realizado um estudo do tipo descritivo, com enfoque quali-quantitativo. Participaram da amostra 12 pais/responsáveis de crianças praticantes de dança e 3 professoras de dança de duas escolas particulares situadas na Zona Norte do Recife/PE. Como instrumento de coleta, foi utilizado um questionário para pais/responsáveis legais e outro para professores. Os questionários continham perguntas abertas e fechadas, e foram autoaplicados. Os resultados evidenciam que os pais/responsáveis participantes do estudo percebem que as crianças têm um desempenho escolar que varia entre bom a muito bom, mas não fazem relação entre a prática de dança e os resultados escolares dos alunos, embora percebam a prática de dança das crianças como uma atividade extracurricular positiva. Pais e professores reconhecem nas crianças mudanças adquiridas a partir da participação regular em aulas de dança, as quais podem influenciar de forma positiva seu desempenho escolar. O conjunto dos dados permite concluir que pais e professores, embora reconheçam contribuições positivas da pratica da dança no comportamento das crianças, não conseguem perceber a dança enquanto agente no desempenho escolar.49 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRDança na educaçãoDança para criançasExercícios físicosRendimento escolarInfluência da prática sistemática de dança no comportamento e desempenho escolar a partir da percepção de pais e professoresbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000czw6