Bilar, Alexsandro Bezerra CorreiaXavier, Adeilson Sobreira2025-10-082023-04-25XAVIER, Adeilson Sobreira . Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7832As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.20 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/MarketingCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023Administração de empresasSobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19bachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000m1xv