Vila Nova, Júlio Cesar FernandesSantos, Maryelle Monique Nascimento Silva2023-06-282023-06-282019-07-17SANTOS, Maryelle Monique Nascimento Silva. O ensino de literatura e tecnologia na construção da poesia digital. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4699Esta pesquisa analisa o conceito de poesia digital e sua interatividade com o leitor permitindo-lhe ser coautor da obra. Refletimos sobre a educação atual e sobre a influência da era digital no cotidiano dos alunos, com base em Piazzi (2015) e Freire (1996). Consideramos que o contato com a poesia digital pode favorecer o desenvolvimento das habilidades de leitura, nas perspectivas dos multiletramentos (Rojo, 2012). A metodologia incluiu a apresentação e análises de quatro poemas digitais: Fiat Lux de Sechi, Scalpoema de Joesér Alvarez, Nome e Diferente, ambos de Arnaldo Antunes, acompanhados de questionários que foram aplicados a turmas de ensino médio em instituições distintas para pesquisa de campo. O objetivo da pesquisa foi perceber se a ciberliteratura era familiar para os discentes e se isto facilitava a compreensão e o interesse pela obra literária. Como resultado, a pesquisa foi benéfica para conquistar o interesse dos estudantes pelo tema, já que a maioria desconhecia a poesia digital.Esta pesquisa analiza el concepto de poesía digital y su interactividad con el lector lo permitiendo ser coautor de la obra. Reflejamos sobre la educación actual y sobre el influjo de la era digital en el cotidiano de los alumnos, con base en Piazzi (2015) y Freire (1996). Consideramos que el contacto con la poesía digital puede favorecer el desarrollo de las habilidades de lectura, en las perspectivas de los multiletramentos (Rojo, 2012). La metodología incluyó la presentación y análisis de cuatro poemas digitales: Fiat Lux de Sechi, Scalpoema de Joesér Alvarez, Nome y Diferente, ambos de Arnaldo Antunes, acompañados de cuestionarios que fueron aplicados a turmas de enseñanza media en instituciones distintas para pesquisa de campo. El objetivo de la pesquisa fue percibir se la ciberliteratura era familiar para los discentes y se esto facilitaba la comprensión y el interés por la obra literaria. Como resultado, la pesquisa fue benéfica para conquistar el interés de los estudiantes por el tema, ya que la mayoría desconocía la poesía digital.44 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessPoesiaMídia digitalLiteratura digitalRelações culturaisO ensino de literatura e tecnologia na construção da poesia digitalbachelorThesis