Barbosa, Lúcia FalcãoCavalcante, Ana Gabriela Vasconcelos2025-08-112025-03-21CAVALCANTE, Ana Gabriela Vasconcelos. A pedagogia da pergunta na dinâmica educativa do Museu Espaço Ciência: um relato de experiência. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7499Partindo de um relato de experiência, fruto de estágio desenvolvido no Museu Espaço Ciência, o presente artigo tenciona analisar a forma como a pedagogia da pergunta (Paulo Freire) dialoga com debates do campo da educação museal. Buscamos, com isso, discutir o caráter pedagógico do museu, evidenciando a indispensável relação existente entre os bens patrimonializados e os sujeitos que a eles atribuem significados. Partindo da experiência vivenciada, da revisão bibliográfica e da observação das concepções dos visitantes, aponta-se a relevância da pedagogia da pergunta como dispositivo que instiga a curiosidade e o protagonismo nos processos de construção de conhecimento em espaços museais.24 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Museus - Aspectos educacionaisMuseus de ciênciaEducação não-formalMediação pedagógicaInteração educativaA pedagogia da pergunta na dinâmica educativa do Museu Espaço Ciência: um relato de experiênciabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International