Paiva, Andréa Carla deAlcântara, Renata de Barros2023-08-152023-08-152023-05-04ALCÂNTARA, Renata de Barros. O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4861O presente estudo tem como objetivo analisar o tempo pedagógico necessário para a apropriação dos conteúdos nas aulas de educação física. Identificando essa distribuição na organização curricular. A pesquisa foi realizada no estudo de abordagem qualitativa, elaborada através de análises de artigos e livros científicos, definida como bibliográfica – documental. Para a organização e construção do estudo, refletimos sobre a educação como política pública e social; a escola seu papel e função e a transformação na sociedade. Entendendo como configura o currículo, este como documento que organiza a prática social, assim como o projeto político pedagógico. Nesta compreensão, legitimar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória, pensando no papel do professor, na construção de um ensino voltado para a realidade social, através da cultura corporal. Desta forma, o estudo colaborou para perceber como é tratado o conhecimento específico e sua apropriação, dentro de um tempo pedagogicamente necessário para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar.116 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducaçãoEducação física escolarCurrículosTempo pedagógicoProdução científicaO tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de PernambucobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cvt6