Amaral, Edenia Maria Ribeiro doAguiar, Diego Ferreira de2025-12-152023-09-22AGUIAR,Diego Ferreira de. O uso de gráficos nos estudos de equilíbrio químico: uma análise de livros didáticos e da compreensão de estudantes. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8079O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de gráficos no ensino de equilíbrio químico, avaliando dificuldades dos estudantes no entendimento de gráficos que representam esse conceito. Os gráficos na educação básica, especialmente nas disciplinas de Matemática e Química são ferramentas cruciais para a compreensão e interpretação de dados pelos estudantes. A literacia que envolve a habilidade de estruturar informações, criar gráficos e interpretar símbolos, é fundamental nesse contexto. O entendimento do conceito de equilíbrio químico traz desafios para o estudante devido à sua abstração e, no ensino, gráficos são utilizados na representação dos processos que atingem equilíbrio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e envolveu a análise documental a partir de 4 livros didáticos de Química e das respostas a um questionário aplicado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio. Os resultados revelaram que muitos livros não utilizam gráficos de maneira apropriada, tornando-os mais ilustrativos do que informativos, o que dificulta a compreensão dos estudantes. Além disso, a maioria dos estudantes demonstrou não possuir literacia gráfica. Esses resultados destacam a importância de melhorar a abordagem do ensino de gráficos e do conceito de equilíbrio químico, visando aprimorar a compreensão dos estudantes no contexto da educação em Química e em Ciências.54 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Química (Ensino médio)Estudo e ensinoEquilíbrio químicoGráficosO uso de gráficos nos estudos de equilíbrio químico: uma análise de livros didáticos e da compreensão de estudantesbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International