Firme, Ruth do NascimentoMoura, Maria Eduarda Tavares de2023-04-182023-04-182021-12-15MOURA, Maria Eduarda Tavares de. A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4389A educação ainda é, por vezes, desenvolvida por processos de ensino e aprendizagem que exigem do estudante uma postura de passividade frente aos conhecimentos adquiridos. No contexto de superação dessa característica destaca-se a educação libertadora, defendida por Paulo Freire, que coloca a educação como prática para a liberdade, buscando uma conscientização política. Na perspectiva de Freire, este trabalho monográfico propôs uma articulação com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando que ela tem como propósito a formação para a cidadania e a tomada de decisão frente às problemáticas sociais relativas às atividades científicas e tecnológicas Uma das possibilidades metodológicas para promover essa articulação é por meio de Oficinas Temáticas. As oficinas temáticas podem contribuir para a aprendizagem de conteúdos escolares contextualizados por meio da resolução de problemas acerca de um determinado tema. Quanto ao tema trabalhado na oficina temática, optou-se pelos dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo propor uma oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, na perspectiva freiriana, envolvendo dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho para o ensino de Química no ensino médio. A proposta em tela foi elaborada considerando os três momentos pedagógicos de Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, abordando conteúdos químicos como: Substâncias, Misturas, Processos de Separação de Misturas, Metais Pesados, Tabela Periódica, Concentração e Estrutura da Matéria. A partir da descrição da oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, que pressupõe um processo dialógico entre estudante e professor, sendo a figura do professor um mediador na construção do conhecimento e o conhecimento científico construído a partir das concepções prévias dos alunos, em concordância com a perspectiva freiriana de educação, pode-se dizer que o caminho teórico e metodológico desenhado tem potencialidade para o que se espera no ensino de Química, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma consciência política por parte dos estudantes.67 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRQuímica - Estudo e ensinoCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Crimes contra o meio ambienteA abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e BrumadinhobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ctp4