Machado, Alexsandro dos SantosSilva, Edna Cristine daSilva, Rivaldo Mendes da2023-02-022023-02-022021SILVA, Edna Cristine da; SILVA, Rivaldo Mendes da. Educação socioemocional: a construção de um ateliê biográfico nas séries iniciais do ensino fundamental na escola pública. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3860A educação emocional é uma temática que as escolas tem trabalhado com a contemporaneidade visto muitas crianças nos anos iniciais da educação básica vem apresentando sofrimentos em sua saúde mental. Autores do campo autobiográfico como Passeggi (2014; 2016) e Delory-Momberger (2008; 2012) propõem a construção de ateliês biográficos para projetos de vida. O objetivo desta revisão de literatura é compreender o processo de criação do laboratório de qualidade de vida por meio do ateliê biográfico nas séries iniciais numa escola pública por meio de trabalhos realizados. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica e como método fichamento para análise da produção. Por meio dos ateliês biográficos os estudantes expressam suas emoções e contam suas histórias promovendo qualidade de vida e ressignificando a história.14 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessopenAccessEducação afetivaSaúde mentalNarrativa (Retórica)Psicologia - Métodos biográficosEducação socioemocional: a construção de um ateliê biográfico nas séries iniciais do ensino fundamental na escola públicabachelorThesis