Leão, Éder Lira de SouzaLopes, Yasmin Gonçalves2022-11-102022-11-102021LOPES, Yasmin Gonçalves. Consumismo verde: o paradoxo entre o capital e a crise ambiental, com a venda de soluções em potes. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3440O consumismo verde — ato de compra impreterível de produtos “verdes” — é a nomeação aqui feita, sobre o fenômeno socioeconômico do século XXI, que manifesta uma crescente oferta e demanda por produtos eco-friendly ou amigos do verde. O presente estudo possui como objetivo analisar o fenômeno do consumismo verde diante do sistema econômico capitalista, bem como a percepção da Sociedade de Consumo sobre o mesmo, por meio da observação do desvio sistemático e o fake green, assim como a investigação sobre o aumento do consumo de produtos eco-friendly ou amigos do verde, verificando-os como possíveis soluções em potes. Diante dessa perspectiva, a percepção dos consumidores sobre o marketing verde e o greenwashing é de suma importância, bem como a averiguação do sentimento de culpa e ansiedade nos jovens tecnologicamente ativos perante a atual crise ambiental. O intuito deste trabalho é produzir uma pesquisa básica estratégica perante o fenômeno da Sociedade de Consumo, denominado como consumismo verde. Baseado na pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, método hipotético-dedutivo, portando os procedimentos elaborados a partir do estudo bibliográfico, documental e de levantamento. Os resultados obtidos através da manifestação do desvio sistemático capitalista mostram claramente a correlação e perpetuação do desvio por meio do fake green ou falso apoio à causa ambiental. Levando ao aumento de produção e consumo de produtos eco-friendly, vistos simbolicamente devido à falha educacional, através das estratégias do marketing verde, como positivas soluções em pote. Dando subsídio ao greenwashing e suas falsas propagandas “ecológicas”, baseado na economia de engano, assim como a demonstração da proporcionalidade direta entre o aumento do consumo de produtos, incluindo os amigos do verde, com o aumento da devastação ambiental, demonstrando o olhar do consumidor crédulo. Destaca-se assim, o sofrimento socioambiental da Sociedade de Consumo. Onde população e meio ambiente são explorados, chegando a números catastróficos na perda da biodiversidade, assim como o adoecimento mental dos jovens, que se sentem culpados, desamparados e ansiosos perante os ecocídios, julgando-se traídos pelos governos.56 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptConsumo (Economia)Produtos ecológicosMarketingConsumismo verde: o paradoxo entre o capital e a crise ambiental, com a venda de soluções em potesbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cntp