Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva deSousa, Eveline Agostinho de Lira2019-04-022019-04-022018SOUSA, Eveline Agostinho de Lira. Alfabetização de jovens, adultos e idosos: um estudo em escola municipal do Recife. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/863A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), é uma modalidade de ensino que, por suas funções reparadora e qualificadora, ainda no séc.XXI está distante de alcançar o objetivo de erradicar o analfabetismo que atinge parte da população adulta do Brasil. Esta pesquisa foi realizada na escola Municipal Jordão Baixo na turma da modalidade EJAI e tem como objetivo geral analisar as atividades pedagógicas realizadas na turma de EJAI, para verificar se as práticas de leitura e escrita são contempladas no processo de ensino aprendizagem. Sua metodologia tem base na abordagem qualitativa e estudo de caso, onde participaram como sujeitos10 educandos/educandas e 2 docentes, cujos instrumentos foram: entrevistas com as 2 docentes, o diário de campo para as anotações necessárias. Essa pesquisa tomou como base teórica os estudos de Haddad e Di Pierro (1995), Soares (1998), Freire (1999), Galvão (2004), Brandão (2006) e outros. Concluímos que a modalidade de EJAI, precisa de uma estratégia de ensino contextualizada que atenta a função social de alfabetizar e formar sujeitos críticos para transformação de sua realidade.53 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USAlfabetizaçãoLetramentoEducação de jovens e adultosIdosos - EducaçãoAlfabetização de jovens, adultos e idosos: um estudo em escola municipal do RecifebachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000cns2