Ramos, Paulo Roberto de SouzaSilva, Vanessa de Araújo2025-11-242025-04-15SILVA, Vanessa de Araújo. Reflexões sobre autoestima e aprendizado de língua inglesa no ensino médio da rede pública de Pernambuco a partir da práxis. 2025. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8004O aprendizado de língua inglesa em escolas públicas tem sido discutido há muitas décadas, visto que o processo de aprendizagem e o ambiente escolar, muitas vezes, são questionáveis do ponto de vista da eficácia ao que é proposto. Considerando a tímida habilidade dos alunos de escola pública com o idioma, percebe-se uma resistência ao estudo evidenciada em questionamentos diários feitos em sala de aula que revelam ideias pré-concebidas que trazem prejuízo à performance desses discentes. A associação entre a aprendizagem de língua inglesa e a autoestima dos estudantes, assim como crenças internalizadas e perceptíveis através de frases constantemente proferidas durante as aulas permitiram a reflexão aqui presente. Para este estudo foi feita uma breve revisão da literatura sobre o assunto (Autoestima, motivação, [pré-]concepções sobre aprendizagem de língua inglesa etc.) e buscou-se relacionar essa base teórica com os dados compilados ao longo de um período de nove meses em um diário reflexivo docente acerca de aulas realizadas e interações espontâneas com discentes. Conclui-se que parece haver uma relação entre a falta de motivação para estudar inglês e concepções equivocadas sobre a capacidade do discente e como, onde e por que se deve estudar esse idioma.12 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Língua inglesa - Estudo e ensinoEnsino médioEscola públicaAutoestima - EducaçãoReflexões sobre autoestima e aprendizado de língua inglesa no ensino médio da rede pública de Pernambuco a partir da práxisbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International