Barbosa, Lúcia FalcãoVilela, Sofia Roberta da Costa2023-03-172023-03-172021-12-17VILELA, Sofia Roberta da Costa. Verbetes audiovisuais: tempo, experiência, narrativa histórica. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4161Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma produção audiovisual de verbetes referentes a conceitos importantes para o conhecimento histórico: tempo, experiência e narrativa. Através do entrelace entre cinema, educação e ensino de história foram produzidos esses três verbetes audiovisuais. O intuito deste artigo é demonstrar as discussões feitas neste processo para conceituar as palavras escolhidas. Partindo de uma forma poética, esta produção dialoga com os que percebem o cinema-educação em sua dimensão ética e estética, divergindo da didatização que desveste a linguagem fílmica de seu caráter de obra de arte. Este reenlace entre cinema e educação promove um lugar desterritorializado, potencializador de novos sentimentos e perspectivas. Múltiplas lentes, temporalidades, experiências e narrativas surgem na maneira como os sujeitos subjetivam os filmes e materiais audiovisuais. Leituras e atravessamentos provocam sentires e sentidos. A fruição dos modos de ver faz percorrer, nos indivíduos, narrativas de si, e o partilhar destas formas evidencia a pluralidade e a riqueza do que é ser humano, possibilitando ampliar os lugares de alteridade uma vez que se matizam distintas subjetividades na produção dos saberes.29 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRHistória - Estudo e ensinoRecursos audiovisuaisCinema na educaçãoVerbetes audiovisuais: tempo, experiência, narrativa históricabachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cmn0