Paiva, Andréa Carla deAlves, David Cunha2023-03-032023-03-032022-05-30ALVES, David Cunha. Programa Residência Pedagógica: contribuições dos (as) professores (as) preceptores (as) à formação inicial em Educação Física. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4065O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição do docente preceptor (a) do Programa Residência Pedagógica da formação inicial de professores do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Edital n° 06/2018. Para tanto, buscamos identificar o papel atribuído ao professor (a) preceptor (a) no referido programa, bem como reconhecer sua contribuição ao processo de formação inicial docente. O Programa Residência Pedagógica resgata a concepção do educador e a valorização do ensino como resultado da aprendizagem-ensino, proporcionando uma formação intensa no chão da escola aos residentes envolvidos na formação inicial. O termo preceptor (a) advém das áreas de formação profissional em saúde, evidenciados nas produções científicas, como artigos, dissertações e teses. Contudo, referendado na Educação, o termo preceptor (a) está relacionado àquele (a) professor (a) que supervisiona das atividades do estudante residente nas aulas, permitindo a troca de saberes e novas experimentações científicas e pedagógicas, contribuindo com o processo de formação dos licenciados, no caso, de Educação Física. O estudo se desenvolveu com base na pesquisa qualitativa de cunho documental, a partir da análise dos relatórios produzidos pelos (as) preceptores (as) do Núcleo Educação Física da UFRPE, trazendo reflexões e rodas de diálogos da formação de docentes com o PRP, construído em partes de caráter interpretativo, em favor do conhecimento: da observação, do estudo teórico e das análises documentais. Os docentes preceptores (as) contribuem com a formação de professores, possibilitando novas práticas e experiências pedagógicas com os residentes e ampliando o debate o ensino da Educação Física na escola, portanto, é extremamente importante que o cenário das políticas públicas educacionais seja estimulado e aplicado. O programa Residência Pedagógica já demonstrou para que veio e tem muito a contribuir na política nacional de formação de professores. O sucesso do PRP na UFRPE reflete na qualidade do ensino e das produções acadêmicas, que qualifique ainda mais a formação.38 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRProfessores de educação física - FormaçãoPrática docentePreceptoresPrograma Residência Pedagógica: contribuições dos (as) professores (as) preceptores (as) à formação inicial em Educação FísicabachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cmj4