Luna, Ewerton Ávila dos AnjosLima, Andrezza Fernandes2023-09-122023-09-122022-10-11LIMA, Andrezza Fernandes. O ensino da oralidade e sua contribuição para a inserção do estudante nos diferentes campos de atuação social: um estudo sobre o componente língua portuguesa da BNCC para o ensino médio. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4997O presente trabalho tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC com ênfase no eixo de ensino da oralidade na etapa do Ensino Médio e as possibilidades de contextualização dessa prática nos diferentes campos de atuação social. Tal pesquisa é justificável, uma vez que o referido documento normativo define as aprendizagens essenciais da Educação Básica e figura como referência nacional para a formulação dos currículos. Para desenvolvermos nossa pesquisa, baseamo-nos nos estudos realizados por: Soares (1998); Antunes (2003); Marcuschi e Dionísio (2007); Schneuwly e Dolz (2004); Rodrigues e Leal (2021); Rojo (2015); Luna (2016); entre outros. Metodologicamente, define-se a modalidade da pesquisa enquanto qualitativa e documental. A partir dos dados coletados e analisados foi possível concluir que em todos os campos de atuação social há possibilidades de contextualização das práticas da oralidade. Para isso, faz-se necessário conhecer amplamente os gêneros orais, recorrer a modelização didática e, por fim, estruturar métodos avaliativos adequados ao eixo de ensino.24 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRLíngua portuguesaEnsinoOralidadeDidáticaO ensino da oralidade e sua contribuição para a inserção do estudante nos diferentes campos de atuação social: um estudo sobre o componente língua portuguesa da BNCC para o ensino médiobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cm2f