Alves, Bruno FernandesCarvalho, Mariana Oliveira de2023-11-072023-11-072022-10-07CARVALHO, Mariana Oliveira de. Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.43 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRHistórias em quadrinhos na educaçãoFormação de professoresHistórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ckjj