Souza, Ellen Polliana RamosSouza, Guilherme Henrique Pereira de2020-07-222020-07-222019SOUZA, Guilherme Henrique Pereira de. Comitê de classificador para mineração de opinião de eleitores brasileiros. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2437O crescimento recente e exponencial das mídias sociais e do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) na Internet fornece uma grande quantidade de dados que permite descobrir os sentimentos, as opiniões e as experiências de usuários e clientes. Dentre as diversas mídias sociais existentes atualmente, destaca-se o Twitter, Possuindo mais de 336 milhões de usuários mensais ativos. Compreender o que as pessoas estão pensando ou suas opiniões é fundamental para a tomada de decisão, principalmente no contexto no qual essas pessoas exprimem seus comentários voluntariamente. Para esse tipo de análise, utiliza-se a mineração de opinião, também conhecida como análise de sentimento, que analisa, opiniões, sentimentos e emoções das pessoas acerca de entidades como serviços, produtos, marcas, indivíduos, problemas, eventos e tópicos, podendo ser expressos de forma não estruturada, como em textos, por exemplo. A difusão das mídias sociais também levanta a possibilidade de se aprofundar na web para explorar e rastrear as preferências políticas e eleitorais dos cidadãos. Neste sentido, estudos recentes exploram as mídias sociais como um dispositivo para avaliar a popularidade dos políticos durante seu percurso eleitoral. Analisar as mídias sociais durante uma campanha eleitoral pode ser um suplemento ou complemento útil de pesquisas tradicionais e, dentre as razões, Destacam-se: o baixo custo e a velocidade de análise em tempo real. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência de um comitê de classificador para aplicações de mineração de opinião, utilizando dados extraídos de eleitores brasileiros. Neste estudo, foi desenvolvida uma aplicação de mineração de opinião a nível de documento utilizando comitês de classificador, com o objetivo de analisar a eficiência dos comitês em aplicações desse tipo. Para isso, utilizou-se dados extraídos do Twitter contendo opiniões de eleitores brasileiros. Foram avaliadas seis configurações de pré-processamento e três abordagens de comitê de classificador, sendo elas: Voting, Bagging e Boosting. Os resultados foram obtidos em termos de Acurácia. De acordo com os experimentos realizados, a configuração 3, que utiliza de remoção de stopwords, n-gram e TF-IDF alcançou os melhores resultados, com acurácia de 90,26% para o comitê que utilizava a abordagem Boosting.48 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRRedes sociaisTwitter (Rede social on-line)Monitorização eleitoralComitê de classificador para mineração de opinião de eleitores brasileirosbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ck3g