Guimarães, Lílian Noemia Torres de MeloSousa, Flávio Magalhães.2024-08-132024-08-132020-10-14SOUSA, Flávio Magalhães. Processos de compreensão e de produção discursiva em livros didáticos de ensino fundamental II. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6006Este trabalho tem como finalidade geral analisar as estratégias que as seções de leitura dos livros didáticos de EF II lançam para nortear os processos de compreensão e ativar a produção discursiva dos leitores. Especificamente, pretendemos averiguar como a seção de leitura dos livros didáticos ativa o processo de compreensão leitora; analisar a influência do livro didático no processo de produção discursiva dos leitores; e mostrar a importância do livro didático como instrumento de ensino-aprendizagem na sala de aula sobre as diversas temáticas que perpassam os gêneros textuais trabalhados. Fundamentamo-nos em vários referenciais teóricos como: Brasil (2003), Cortazar (2006), Soares (1993) e outros. Foi escolhida para análise a coleção Projeto Teláris escrita pelas autoras Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin e Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. Os exemplares que foram objetos de nossa pesquisa foram os de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental II. Procuramos investigar as atividades de compreensão e interpretação, usadas nas seções de leitura, a fim de identificar e explicar as possíveis estratégias que poderiam nortear o processo de compreensão dos leitores. Como resultado, pudemos perceber ao longo da pesquisa que a seção de leitura dos livros didáticos lança várias estratégias que contribuem para ativar o processo de compreensão dos alunos, como: utilização de trechos em negrito nos textos, imagens, glossários, biografias dos autores, seções como conversa em jogo e hora de organizar o que estudamos etc. Essas estratégias a nosso ver, além de influenciarem tal processo, contribuem para a produção discursiva dos leitores acerca dos textos trabalhados nas atividades.61 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brLivros didáticosLivros e leituraCompreensão na leituraProcessos de compreensão e de produção discursiva em livros didáticos de ensino fundamental IIbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cjzd