Batinga, Verônica Tavares SantosPrazeres, Ronald Silva dos2023-11-142023-11-142022-09-27PRAZERES, Ronald Silva dos. Sequência didática sobre o tema sociocientífico irradiação de alimentos para o estudo do conteúdo de radioatividade. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5206O presente trabalho teve como objetivo analisar possíveis contribuições de uma sequência didática envolvendo a temática sociocientífica Irradiação de Alimentos, considerando elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para indícios de aprendizagem dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A sequência foi aplicada em uma escola da rede privada de Recife, Pernambuco, visando promover a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo de Radioatividade. A natureza do estudo se aproxima de uma pesquisa qualitativa-aplicação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, dois questionários com perguntas fechadas sobre radioatividade e irradiação de alimentos. Os resultados da análise do questionário diagnóstico indicam que, no geral, os estudantes não apresentam uma compreensão satisfatória sobre radioatividade e irradiação de alimentos, as quais se distanciam das definições formais relativas ao conhecimento químico escolar. Consideramos que as atividades da sequência, como as aulas expositivas dialogadas, a exibição e discussão de vídeos documentários, a resolução de perguntas do questionário orientador realizadas pelos discentes contribuíram para um melhor entendimento do conteúdo estudado, o que foi evidenciado pelos resultados de análise do questionário final, em que houve um aumento significativo das respostas majoritariamente satisfatórias. A sequência didática elaborada a partir de uma temática sociocientífica Irradiação de Alimentos, e a introdução de questões orientadoras pode representar uma dimensão pontual da abordagem CTS, contribuindo para trazer elementos conceitual e contextual para o estudo da radioatividade, e se configurar como uma estratégia eficaz para aulas de Química no Ensino Médio.53 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaRadioatividadeAlimentos - Conservação por radiaçãoSequência didáticaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Ensino médioSequência didática sobre o tema sociocientífico irradiação de alimentos para o estudo do conteúdo de radioatividadebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cgvc