Alves, Bruno FernandesSouza, Cláudia Gisele de2023-11-062023-11-062022-10-11SOUZA, Claudia Gisele de. Características dos processos educativos em hospitais do Recife/PE. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5176O presente trabalho trata de uma pesquisa acadêmica realizada em dois hospitais da cidade do Recife - PE, que oportuniza uma discussão sobre um campo de atuação do pedagogo que é pouco conhecido: o ambiente hospitalar. Tendo em vista que toda criança e adolescente têm direito à educação e não devem ser privados deste direito por ocasião de internação hospitalar, buscou-se esclarecer como ocorrem os processos educativos dentro dos hospitais do Recife - PE, tanto na classe hospitalar que é uma modalidade de ensino que atende numa sala de aula dentro do hospital, nos leitos ou na UTI; quanto nas brinquedotecas e demais espaços destinados às crianças hospitalizadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em caracterizar a organização do processo educativo em hospitais e quem atua nesses espaços. A pesquisa teve início com visitações às brinquedotecas encontradas nos espaços categorizados como Hospital A e Hospital B. E prosseguiu, de forma remota, através da aplicação de questionário sobre a atuação do pedagogo na classe hospitalar. Realizou-se uma análise temática com os resultados obtidos na coleta de dados, observando que apesar de possuir um papel importante na escolarização em ambiente hospitalar, não foram encontrados pedagogos atuando nas brinquedotecas e na classe hospitalar, nos hospitais do Recife-PE.39 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRPráticas educativasClasse hospitalarPedagogia hospitalarCaracterísticas dos processos educativos em hospitais do Recife/PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cgcp