Torres, Niedja Ferreira dos SantosSantos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos2023-06-262023-06-262019-07-15SANTOS, Cláudia Magalhães Rodrigues dos. Desafios da prática educativa no ensino de artes visuais para os estudantes com deficiência visual. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4674Esta monografia objetivou compreender, através do discurso de dois estudantes com deficiência visual (um cego e outro com baixa visão), o que gera bem-estar e o mal-estar nesses sujeitos no contexto escolar, principalmente na sala de aula na disciplina de arte e vem elencar como o docente de Artes Visuais leciona para a pessoa com deficiência visual. Para construção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada individualmente, no ambiente escolar. A análise foi fundamentada na proposta dos Núcleos de Significação, de base sócio - histórica. Os resultados revelaram que os estudantes sentem bem-estar na escola por se sentirem acolhidos devido ao relacionamento positivo que estabelecem com colegas, professores e demais profissionais da educação, bem como por poderem interferir nas mudanças da escola. Já o mal-estar está relacionado com a falta de autonomia, motivada pelas barreiras arquitetônica e atitudinal, esta última caracterizada pela falta de respeito dos colegas, enquanto o docente da disciplina de arte na sala de aula interage com todos os estudantes e principalmente com o de deficiência visual, favorecendo o desenvolvimento das suas potencialidades.40 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRDeficiência visualEstudantes com deficiência visualArtesPsicologia positivaBem-estarDesafios da prática educativa no ensino de artes visuais para os estudantes com deficiência visualbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cgb2