Callou, Gustavo Rau de AlmeidaSantos Júnior, Rodemarck Melo dos2024-08-302024-08-302024-03-08SANTOS JÚNIOR, Rodemarck Melo dos. Avaliação da performabilidade do sistema ferroviário da região do Recife. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6111O sistema ferroviário da região do Recife possui capacidade para transportar aproximadamente 400 mil passageiros diariamente. Falhas diminuem drasticamente sua capacidade de transporte. Um exemplo de falha que ocorre frequentemente é a denominada falha de falsa ocupação. Falhas de falsa ocupação ocorrem quando o mecanismo de detecção de trens de parte do percurso apresenta defeito, obrigando o maquinista a assumir o controle manual, aumentando os riscos de acidentes. Uma das soluções é aumentar a capilaridade do sistema ferroviário a partir da adição de rotas alternativas. Nesse contexto, este trabalho propõe um conjunto de modelos para avaliação de desempenho e disponibilidade de sistemas ferroviários. Um estudo de caso utilizando o sistema ferroviário de Recife foi utilizado para mostrar a aplicabilidade dos modelos propostos, onde foi possível aumentar a disponibilidade do sistema em praticamente 50% com a adição de rotas alternativas, melhorando também as métricas de desempenho.17 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRFerrovias urbanasAvaliação de desempenhoRedes de Petri estocásticasAvaliação da performabilidade do sistema ferroviário da região do RecifePerformability evaluation of the rail system of Recife regionbachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cf4r