Andrade, Juliana Alves deMartins, Stéphane de Souza2023-03-132023-03-132021-12-14MARTINS, Stéphane de Souza. O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018). 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4134Este texto se trata da análise do lugar social das mulheres nos itens de História da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018. Os encaminhamentos são dados a partir da criação de um contexto avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão, ou os chamados vestibulares, permeando a fundação do ENEM e o situando nas questões de importância social como a exemplo da disparidade de mulheres participantes da prova. Para, além disso, o texto faz parte de uma denúncia do silenciamento historiográfico das mulheres na participação ativa da História, dos itens e da Matriz de Referência do ENEM. Os documentos utilizados nas análises consistiram nas provas da primeira aplicação dos anos citados, na Matriz de Referência e nas sinopses dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).29 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRMulheres - HistóriaExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018)bachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000cdh0