Simões Neto, José EuzebioBarros, Ingrid Ester Soares da Silva2025-07-032025-03-19BARROS, Ingrid Ester Soares da Silva. O uso de um jogo didático para aprendizagem de conteúdos químicos abstratos. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7334Este trabalho investigou a eficácia do uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão de conceitos químicos abstratos, como atomística e distribuição eletrônica, entre alunos do primeiro ano do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de pesquisa-ação, envolveu três etapas: sondagem dos conhecimentos prévios, contextualização dos conceitos com a plataforma PhET Colorado e aplicação de um jogo didático, seguida de avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica e interativa aumentou significativamente a compreensão dos alunos, evidenciada pela melhoria no desempenho nos questionários e pelo maior engajamento dos estudantes. Concluiu-se que o uso de jogos didáticos é uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos abstratos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, e recomenda-se sua ampliação no ensino de química e outras disciplinas com conteúdos complexos.36 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Química (Ensino médio)Jogos no ensino de químicaJogos educativosAtomísticaElétrons - DistribuiçãoO uso de um jogo didático para aprendizagem de conteúdos químicos abstratosbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International