Licenciatura em Letras (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2943

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A variação entre nós/a gente em textos de livros didáticos do ensino fundamental e médio de língua portuguesa na cidade de Triunfo-PE
    (2020-10-19T03:00:00Z) Alves, Jaiane Fontes; Santos, Renata Lívia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7009377945244623; http://lattes.cnpq.br/8636676045255795
    Posicionando dentro de uma visão da língua em uso, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa qualitativa da frequência em que ocorre a troca do pronome pessoal NÓS pelo A GENTE em textos de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental e do ensino médio. O estudo procede pelo fato de que acreditamos que a variação entre os pronomes pessoais NÓS/A GENTE, apesar de apresentar maiores ocorrências na língua falada, também se apresenta na língua escrita, onde por sinal é encontrado nos manuais didáticos, objeto de estudo deste trabalho. Apresentamos nesta pesquisa considerações teóricas dos seguintes autores: Rebouças e Costa (2014); Labov (2008);Weinreich, Herzog e Labov (1968); Vitório (2017) e Bagno (2007), que fundamentam este trabalho. Podemos definir nossa abordagem como qualitativa a partir de uma coleta quantitativa dos dados. Investigamos nosso objetivo a partir de 44 textos no livro do 3º ensino médio e em 12 textos do livro do 9º ano do ensino fundamental. Ao final, nossos resultados mostram que os fatores gênero textual que abrange a língua em uso e a escolaridade para a qual os livros foram destinados são altamente relevantes para o resultado obtido na pesquisa.