03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item As práticas de letramento em um espaço não escolar na cidade de Serra Talhada(2021-09-29) Santos, Eliene Pereira dos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/6088305144293920O presente estudo tem como objetivo investigar níveis de alfabetização e letramento de funcionários de uma empresa privada na cidade de Serra Talhada – PE, buscando realizar uma análise desses processos de letramento em práticas não escolares. A opção metodológica ressignifica-se em um estudo de caso, pois realizamos o estudo de um caso partícula por meio de um método qualitativo. Com esse intuito, o embasamento teórico fundamenta-se em estudiosos como Tfouni (1998), Street (2012), Soares (2002; 2004), sobre a noção de alfabetização e letramento, Mendonça e Bunzen (2015), Albuquerque (2007), Xavier (2007), Brasil (2018) e Mendonça e Leal (2007), para o letramento em ambientes informais e no discurso da educação. O corpus da pesquisa constitui-se de questionários respondidos por funcionários da empresa, acerca dos letramentos no ambiente de trabalho e também experiências escolares. A hipótese do nosso trabalho de que esse ambiente não escolar não seria propício para o desenvolvimento do letramento dos trabalhadores foi corroborada pelos resultados, que apontam, a partir de respostas coletadas e analisadas dos entrevistados, que o ambiente investigado não oferece subsídios para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para além daqueles necessários para a assinatura de documentos.Item Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular(2019) Gondim, Thaís Tomé; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6632560254241093O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.Item Letramento: discussões teóricas acerca a concepção dos professores sobre as práticas pedagógicas da leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade em sala de aula, no ensino fundamental II(2018) Melo, Adimilsa Alves da Silva; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar como os professores trabalham em sala de aula o letramento de modo a priorizar os eixos de ensino da língua portuguesa. Mais especificamente, tentamos alcançar os seguintes objetivos:a) Examinar se os professores trabalham todos os eixos de ensino da língua portuguesa;b) Analisar se os gêneros textuais são utilizados como instrumentos para o ensino da língua;c)Averiguar com que frequência os professores realizam atividades para desenvolver o letramento dos alunos. Participaram da pesquisa duas professoras da rede municipal de ensino de Triunfo, a professora A, que atuava em um 7° ano e a professora B, que também lecionava em um 7°ano. Foram realizadas entrevistas e as mesma foram transcritas para analise. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Soares (2003; 2009) e Leite e Botelho (2011) sobre o conceito de Letramento; de Antunes (2003) sobre os eixos de ensino de língua portuguesa, e nas reflexões de Marcuschi (2005) e Barros (2011) acerca da relação entre gêneros textuais e letramento. Através das análises pudemos observar que em relação ao trabalho com os eixos de ensino (oralidade; leitura; produção textual e analise linguística) ambos os professores priorizam a leitura e a produção textual. Em detrimento a isto, o eixo da oralidade foi negligenciado e a análise linguística, para as mesma se restringiu ao trabalho com a gramática normativa. No que diz respeito à utilização de gêneros textuais em suas aulas, as duais professores privilegiaram um ou dois gêneros, prática essa negativa, pois o letramento é favorecido a partir do contato com os mais variados gêneros textuais.Em relação às atividades em que os professores tentam propor situações reais de uso da língua, percebemos que o professor A, através de sua fala tenda a utilizar diversos gêneros textuais, pratica essa positiva, já que tais atividades tendem a ampliar o letramento nos alunos. Já a professora B mostrou a preocupação na escolha dessas atividades, levando, para sala de aula, textos que faziam parte da realidade dos alunos. Diante de tais resultados, acreditamos que ainda haja uma falta de compreensão do que seja o Letramento e suas habilidades. Por isso, fica clara a importância de proporcionar formação inicial e continuada sólida no que diz respeito ao trabalho relativo às práticas de letramento.
