03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Síndrome de Burnout nas organizações de ensino em contexto de pós-graduação no Brasil(2023-04-25) Bezerra, Gilvaneide Cleia Marques; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323As organizações de ensino em nível de pós-graduação desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, que está cada vez mais em busca de conhecimento e especialização nas suas respectivas áreas, mas é possível também nessas instituições de ensino grandes níveis de estresse entre discentes e docentes por inúmeras questões, tais como o tempo para realizar as atividades, falta de assistência ou insuficiência da mesma, conciliar estudos, trabalho e afazeres domésticos, estão relacionados à carga de trabalho elevadas e muitas horas dedicadas às pesquisas podendo desencadear indicativo para síndrome de burnout. Nesse contexto, o presente estudo visa verificar aspectos que podem contribuir para a síndrome de burnout na pós-graduação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura. Como resultados é possível destacar a presença da síndrome de burnout no âmbito da pós-graduação em enfermagem, ciências contábeis e administração, sendo tal doença causada, principalmente, pelo desgaste psicofisiológico, decorrente do excesso de trabalho e cobranças, afetando estudantes e professores. Faz-se necessário uma política de acompanhamento e cuidado para professores e estudantes, sobretudo o estudante-trabalhador, pois os mesmos estão propensos a desenvolver a síndrome de burnout. Como sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se explorar mais profundamente o caso da síndrome de burnout no caso de professores que ocupam também cargos de gestão, principalmente, em nível de pós-graduação e também auxiliares administrativos. Além disso, estudos como a síndrome de burnout se comporta entre pessoas de diferentes gerações.Item Análise das contribuições de um júri simulado abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência de professores de química em formação(2019) Lima, Wellington Santos; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860; http://lattes.cnpq.br/7879048653777338Partindo do princípio de que o entendimento de História da Ciência colabora para o entendimento sobre ciência de maneira mais realista, diversas estratégias têm sido utilizadas para se incluir essas discussões em sala de aula, tanto no ensino médio quanto no superior. Dentre elas, os jogos educacionais têm sido utilizados como uma relevante ferramenta de aproximação entre professores e alunos,bem como no despertar do interesse dos mesmos pelos conteúdos abordados. Nesse sentido,este estudo tem o objetivo de analisar as discussões sobre natureza da ciência (NdC)que são desenvolvidas por Licenciados em Química durante a participação dos mesmos em um júri simulado histórico sobre a descoberta do oxigênio. O júri simulado foi realizado na disciplina de História da Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco,na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. A atividade apresentou como discussão central as questões sobre a teoria do flogístico e a descoberta do oxigênio e, foi realizada com 14alunosno semestre de 2018/1. Os dados foram coletados a partir da gravação em vídeo do desenvolvimento do júri simulado, no qual buscou-se evidenciar os momentos de discussão sobre NdC presentes ao longo da estratégia, Para analisar os dados, foi utilizado o instrumento de pesquisa presente no trabalho de Oliveira (2017). Na sua pesquisa,a autora analisou o mesmo episódio Historico para as discussões sobre NdC, a partir de discussões de texto e reflexões dos mesmos por licenciandos Os resultados apresentam quea participação no júri simulado permitiu a associação do conteúdo estudado a algo que foi estimulante para o aluno, contribuindo assim para um estudo bem mais motivador, dando abertura para os estudantes manifestarem suas opiniões a respeito do tema tornando o assunto que era mais complexo em um conteúdo bem mais interessante. Ouso do Júri Simulado possibilitou aos estudantes exercer um papel protagonista dentro da ação, momento em que estes adotaram papeis no julgamento, podendo se expressar e mostrar dentro do episódio os seus pontos de vista.O que indica que essa estratégia pode ser utilizada de forma relevante por professores tanto do ensino médio como do ensino superior para o estudo da História da Ciência.
