03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Vivências e atividades como monitor na disciplina de zoologia aquática(2023) Silva, Luciano Luiz Santos; Viana, Girlene Fábia Segundo; http://lattes.cnpq.br/3338076933519392; http://lattes.cnpq.br/3548866389012548O objetivo principal desse trabalho é mostrar que a monitoria desempenha um papel crucial no contexto acadêmico, oferecendo um valioso suporte aos estudantes em sua jornada de aprendizado. Essa prática proporciona uma oportunidade única para a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de estimular o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação acadêmica e profissional. A atividade se deu entre os anos de 2020 e 2022, no primeiro período do curso de Engenharia de Pesca. O monitor, por sua vez, atua como um facilitador, compartilhando seus conhecimentos e experiências, e auxiliando os colegas na superação de desafios e dificuldades específicas. Utilizando mecanismos que facilite tal ação. Em resumo, a monitoria desempenha um papel fundamental no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, ao proporcionar um suporte personalizado e colaborativo aos estudantes. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes e fortalece a construção coletiva do conhecimento. Assim, a monitoria se torna uma ferramenta indispensável para o sucesso acadêmico e a formação integral dos estudantesItem As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST(2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobrançItem Evidências empíricas sobre evasão de estudantes do curso de Ciências Econômicas em tempos de covid-19(2021-12-17) Soares, Edijunho de Lima; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/2991052611673316O presente artigo tem o objetivo de abordar o problema da evasão no ensino superior, no contexto do curso de Ciências Econômicas da UFRPE-UAST, buscando quais seriam os motivos cruciais que levariam um aluno a abanonar o curso. Através de uma revisão bibliográfica e da aplicacão de um questionário em estudantes do referido curso, foram levantados dados que apontam as possíveis motivações da evasão. Os mesmos indicaram que os fatores socioeconôItem Engajamento discente em tempos de pandemia: uma análise junto aos estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2021-07-15) Lima, Emilly Soares Leite de; Carneiro, Jailson Santana; http://lattes.cnpq.br/0403978206266328; http://lattes.cnpq.br/2000247286290907O ingresso no ensino superior é um momento de mudanças para o estudante, em vista disso, incentivar ações que possibilitem que o discente se engaje junto ao curso e à instituição é de extrema importância, principalmente diante dessa nova realidade imposta pela pandemia do Covid-19. O presente artigo tem como objetivo analisar o engajamento dos discentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada durante o período de pandemia. A metodologia usada nesse artigo tem finalidade exploratória, bem como apresenta uma abordagem quantitativa. Para a realização da coleta de dados foi desenvolvido um formulário on-line e analisados por meio do Microsoft Excel. Nota-se que os dados obtidos, apresentam valores moderados, altos e muito altos, tanto analisando cada categoria separada quanto também o cruzamento com variáveis sociais e demográficas. Percebe-se que mesmo com a adaptação do ensino presencial ao remoto os discentes continuam engajados junto ao curso e à instituição de ensino, mesmo apresentando dificuldades no seu dia a dia.Item Aplicação de técnicas de mineração de dados educacionais para previsão do desempenho de estudantes a partir de dados do ENADE(2021-03-04) Lima, Thacyo Eslley Burgo de; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/7863661692692517Com o crescimento cada vez maior nos dados, faz-se necessário aplicação de técnicas para extrair informações e conhecimentos a partir do conjunto de dados que estão disponibilizados, com isso encontra-se a Mineração de Dados. Esse trabalho tem como objetivo prever o desempenho dos alunos dos cursos de Sistema de Informação a partir dos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado no ano de 2017. Para isto, foram utilizados algoritmos de aprendizagem de maquina para a descoberta do conhecimento e auxiliar na tomada de decisão. Foram utilizados 4 algoritmos para comparação, os quais obtiveram acurácia superior a 60%, mostrando que é viável realizar a predição
