03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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Resultados da Pesquisa

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    Desafios da educação especial na pespectiva da educação inclusiva na cidade de Serra Talhada-PE
    (2023-03-30) Andrada, Sandra da Silva; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/7435883742988574
    A presente investigação busca abordar os desafios na implantação da proposta de Inclusão educacional na rede municipal de ensino da cidade de Serra Talhada. O estudo investigou as repercussões da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/2015) que garante que as pessoas com necessidades especiais sejam incluídas nas salas regulares de todos os níveis de ensino. Entretanto, sabemos que apenas a existência da lei é insuficiente para garantir educação inclusiva de boa qualidade para todos, necessitando da participação integrada de todos os atores sociais, a saber: a sociedade, a família e os profissionais da educação. No sentido de contribuir com essa tendência, entrevistamos um grupo de 27 profissionais da educação entre professores, estagiários, gestores e coordenadores para conhecer os principais desafios que eles têm enfrentado no trabalho com estudantes com necessidades especiais. O procedimento metodológico adotado neste estudo foi a pesquisa de campo e bibliográfica de caráter qualitativo. Entende-se que a inclusão de portadores de necessidades educativas especiais necessita estar alicerçado em um projeto pedagógico educacional de políticas públicas, que tragam o acesso e uma inclusão que consiga atender as mais diversas necessidades e diferenças respeitando a todos
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    Avaliação da aprendizagem na educação inclusiva de Serra Talhada
    (2023-03-30) Pereira, Patricia Leandra da Silva; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/0046570028940388
    O presente estudo tem como objetivo investigar como acontece a avaliação da aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva em escolas de Ensino Fundamental I e II da cidade de Serra Talhada. Para tanto, entrevistamos professores de escolas municipais com vista a buscar respostas para as seguintes questões: Como os professores avaliam os alunos com deficiências? Quais métodos, instrumentos e critérios avaliativos que eles utilizam? Encontramos subsídios teóricos em Ferreira (2006); Leal (2006) Leães (2009); (Luckesi 2011) e Suassuna (2007). A abordagem metodológica adotada caracterizou-se pelo enfoque qualitativo, no sentido de compreender as vozes que participam do discurso sobre a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiências. Nossos resultados apontam para imprecisões sobre a forma de avaliar alunos com deficiência e como existe um silenciamento pedagógico a esse respeito; adicionalmente, percebemos lacunas na formação continuada dos docentes e uma cultura de promoção automática, na qual o aluno é aprovado para outra série sem que seu conhecimento seja adequadamente avaliado
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    Formação docente e práticas pedagógicas para o aluno autista
    (2023-04-18) Barros, Maria Gabriela de Sá Gonçalves; Silva, Roseane Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6158073027986310; http://lattes.cnpq.br/2930839003435962
    O presente trabalho tem como objeto de investigação a formação docente e as práticas pedagógicas para o aluno autista. O objetivo principal é analisar em publicações de livre acesso na literatura científica como a formação de professores trata sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre práticas pedagógicas para o aluno autista. Na fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão Mantoan (2003; 2006; 2015); Schimdt et al (2016); Cunha (2010); Tardif (2002), entre outros. Na metodologia, o estudo foi desenvolvido a partir do método de pesquisa bibliográfica, em que foram selecionadas publicações de livre acesso na literatura científica sobre a temática do TEA e sobre práticas pedagógicas para o aluno autista. Foram considerados apenas estudos realizados no Brasil a partir do Banco de Dados Google acadêmico publicados entre os anos de 2019 e 2023. Foram elencadas três categorias: a formação docente inclusiva para o aluno autista, as práticas pedagógicas mais utilizadas, e as dificuldades enfrentas pelos professores nas escolas. Nos resultados, notou-se que os estudos relacionados à formação docente no processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da inclusão de alunos com TEA nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio ainda é incipiente. Os estudos privilegiam os processos formativos voltados às intervenções educacionais de crianças com autismo e pouco se encontrou sobre os anos finais de escolarização. No quesito práticas pedagógicas, predominam as metodologias que envolvem a análise das especificidades do educando e práticas inovadoras com uso de jogos e aparelhos tecnológicos.
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    Tabela periódica inclusiva: a proposição de um material didático para o ensino dos elementos químicos representativos para estudantes surdos do ensino médio
    (2022-06-02) Felix, Marineide Gerônimo; Diniz Junior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/3295482757399793
    O presente trabalho tem por objetivo propor um material didático inclusivo para o ensino de elementos representativos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos inseridos no Ensino Médio regular. Esse material foi planejado com enfoque na Língua Brasileira de Sinais-Libras para estudantes surdos do Ensino Médio. A pesquisa possui um caráter qualitativo. Trata-se de uma proposta da tabela periódica interativa, com foco nas tecnologias educacionais, quereúne o suporte visual, para que os estudantes tenha acesso claro das informações dos elementos já mencionados, adaptado a partir de sinais em Libras, especificamente valorizando o visual/expressivo e o conceitual, a partir das informações e curiosidades da Química, buscando atender possíveis demandas para as aulas de Química inclusiva. Desta forma, apresentamos um material didático que traz os elementos representativos utilizando o suporte de QR’codes para demonstrar os sinais relacionados aos mesmos. Esperamos assim, que esse material possa contribuir como ensino do conteúdo de tabela periódica para os alunos surdos, promovendo a inclusão no ensino de Química na escola regular.
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    Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar: um estudo de caso
    (2020-10-21) Silva, Joseilda Pedro da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
    Este trabalho tem como objetivos compreender melhor sobre os principais aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Bem como, identificar as dificuldades de aprendizagem de seus acometidos e, por fim, adicionar fatores e metodologias didáticas que venham auxiliar os educadores para assistir estes alunos de forma inclusiva no ambiente escolar. Para isso, buscamos embasamento teórico em Pereira, Araújo e Mattos (2005), Confortin e Maia (2015), Capellini, Germano e Uvo (2017), Santos & Vasconcelos (2010) entre outros pesquisadores que abordam e refletem questões relacionadas à temática. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e documentais. Como coleta de dados, a partir dos lócus da pesquisa que foram uma entrevista com a docente colaboradora (LB) e um estudo de caso com a análise de fotos de sua turma que acolhe alunos com TDAH, atendidos em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Princesa Isabel-PB, as quais ilustraram diferentes dificuldades de aprendizagem, tais como: leitura, escrita, aritmética, coordenação motora, concentração e interação em grupo. Com este material também foram demonstrados alguns métodos didáticos que auxiliam na assistência dessas dificuldades. Assim, concluímos a partir dos dados obtidos com as revisões bibliográficas, documentais e as análises estabelecidas durante este processo de pesquisa, os seguintes resultados: a falta de informações sobre este tema ainda é gigantesca nas escolas e os professores necessitam de formações continuadas para suprir está carência; instituições mais estruturadas fisicamente com sala de AEE com materiais didáticos adequados. Com relação às dificuldades de aprendizagem e interação na fase escolar, percebemos que elas existem, e isso não deve ser um fator determinante para a exclusão destes do convívio escolar, mas é importante que haja escolas adaptadas, profissionais qualificados, planejamento de procedimentos e metodologias diversificadas e políticas inclusivas, objetivando incluir estes discentes.
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    O desafio de alfabetizar surdos em libras como língua materna (l1): um estudo de caso numa escola de ensino regular na cidade de Serra Talhada
    (2019) Araújo, Mauricéia Salvador de; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6993314837221693
    O objetivo desse trabalho, é investigar a coerência entre os documentos oficiais e a oferta de alfabetização/educação de surdos nas redes de ensino. Para isso, fez-se necessário uma análise documental de leis e currículos que versam sobre educação de surdos nos âmbitos federal e estadual. Foram feitas pesquisas de campo com pessoas envolvidas nas políticas educacionais para surdos na região do Sertão do alto Pajeú (intérpretes, gerente “interina” da GRE, diretores de escolas, coordenadora de gestão de educação de Serra de Talhada). E por fim, fizemos um estudo de caso (observações de aulas e questionários) com atores de uma turma de alfabetização em LIBRAS da escola Cornélio Soares na cidade de Serra Talhada em Pernambuco. Ao longo da pesquisa foi notado há insuficiência de registros sobre o histórico da educação/alfabetização de surdos, como também sobre os estudos a respeito da legislação, logo, acreditamos que essa pesquisa tenha contribuído acerca dos avanços na educação de Surdos, bem como na priorização da sua alfabetização na Língua materna e sua inclusão no ensino regular, de modo que tenha despertado um olhar sensível para a valorização desse sujeito histórico.
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    O mapa da inclusão: um sistema de apoio à decisão para análise da inclusão escolar no estado de Pernambuco
    (2019) Maia, Davi José Mendes; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/6070011163968954
    Introdução: Inclusão escolar é o processo de inserção, manutenção e apoio à Pessoa com Deficiência (PcD) em salas de ensino regular. O esforço pela inclusão social e escolar de PcD no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação e cerceava o pleno desenvolvimento destas pessoas. Com a instituição da Lei Brasileira de Inclusão, em 2015, torna-se obrigatória a matrícula de educandos com deficiência em salas de ensino regular e se iniciam discussões sobre o processo inclusivo. Para auxiliar as discussões sobre essas questões, duas importantes tecnologias podem ser enumeradas: Os Dados Abertos e os Sistemas de Apoio à Decisão. No contexto de dados abertos, a publicação desses dados propicia entender como esses dados impactam na vida cotidiana e como a disseminação dos mesmos pode auxiliar no processo de construção de políticas que melhorem a qualidade de vida da população. Devido o grande volume de dados apresentados nessas bases o uso de Sistemas de Apoio à Decisão pode otimizar o uso dessas bases, principalmente por possibilitar que as informações estejam disponíveis de forma consistente e imediata. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é construir um Sistema de Apoio à Decisão para acompanhamento de matrículas de educandos com deficiência, instituições de ensino e indicadores educacionais do estado de Pernambuco através dos microdados do Censo Escolar. Método: Para isto, foi utilizado um método de desenvolvimento que seguirá a abordagem bottom-up e compreendendo sete etapas: planejamento, levantamento de necessidades, modelagem dimensional, projeto físico dos BD’s, projeto de ETC, desenvolvimento de aplicações, validação e teste. O método acima citado utilizou como fonte de dados os microdados do Censo Escolar do período de 2010 à 2018. A construção do mesmo utilizou as ferramentas: Pentaho Business Inteligence, Microsoft Power BI e PostgreSQL. Resultados: Resultados mostram redução nas matrículas de alunos com algum tipo de deficiência em salas de aula especiais e aumento das mesmas em salas regulares. Com relação a etapa de ensino ocorreu redução nas matrículas de educandos com deficiência na educação infantil, o ensino fundamental é o maior detentor de matrículas destes educandos, com relação ao ensino médio ocorreu redução nas matrículas destes alunos com relação as matrículas típicas. Com relação a acessibilidade os indicadores mostraram que grande parte das escolas do estado ainda não dispõe desses recursos. Os indicadores educacionais apresentaram que a grande maioria dos municípios apresenta índices abaixo do recomendado.