03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    As práticas de letramento em um espaço não escolar na cidade de Serra Talhada
    (2021-09-29) Santos, Eliene Pereira dos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/6088305144293920
    O presente estudo tem como objetivo investigar níveis de alfabetização e letramento de funcionários de uma empresa privada na cidade de Serra Talhada – PE, buscando realizar uma análise desses processos de letramento em práticas não escolares. A opção metodológica ressignifica-se em um estudo de caso, pois realizamos o estudo de um caso partícula por meio de um método qualitativo. Com esse intuito, o embasamento teórico fundamenta-se em estudiosos como Tfouni (1998), Street (2012), Soares (2002; 2004), sobre a noção de alfabetização e letramento, Mendonça e Bunzen (2015), Albuquerque (2007), Xavier (2007), Brasil (2018) e Mendonça e Leal (2007), para o letramento em ambientes informais e no discurso da educação. O corpus da pesquisa constitui-se de questionários respondidos por funcionários da empresa, acerca dos letramentos no ambiente de trabalho e também experiências escolares. A hipótese do nosso trabalho de que esse ambiente não escolar não seria propício para o desenvolvimento do letramento dos trabalhadores foi corroborada pelos resultados, que apontam, a partir de respostas coletadas e analisadas dos entrevistados, que o ambiente investigado não oferece subsídios para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, para além daqueles necessários para a assinatura de documentos.