Licenciatura em História (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e Paulo Freire(2021-12-14) Silva, Raul Alves da; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/2467433993885500O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua é um movimento social político que busca articular militantes da causa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Movimento surge em 1985 no cenário político de redemocratização da política brasileira e de questionamentos às políticas sociais e ao modelo educativo. O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas educativas desenvolvidas e aplicadas pelo movimento e seus educadores durante a década de 1980- 1990 e a influência do Paulo Freire. Para o desenvolvimento desta pesquisa nos apropriamos da metodologia da analise de discurso sob a perspectiva Foucaultiana. Como resultados desta investigação, observamos que os educadores se apropriam do método de educação do pensador Paulo Freire para atingir seus objetivos políticos de garantia e conquistas de direitos à infância, assim como que as próprias crianças e adolescentes sejam agentes transformadores de sua realidade social, entendendo o direito a educação como um direito humano.Item Filhos bem criados, estudantes bem formatos: a Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684), uma educação para além do ensino escolar(2022-09-23) Silva, Sandro Victor Vilar da; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/3800869029694200O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de documentação primária da obra Arte de Crear Bem os Filhos na Idade da Puericia (1684) do padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). Pretendemos trazer novas reflexões acerca do conteúdo da obra, destacando seu caráter pedagógico prescritivo, característico de um tratado de política de crianças para as comunidades luso-americanas do final do século XVII. Inserindo a obra no contexto maior de uma literatura pedagógica voltada para educação pueril de influência humanista erasmiano, voltada para as crianças que se tornariam os futuros estudantes dos Colégios pertencentes à ordem na América Portuguesa. Partindo do entendimento da literatura como sistema de Antônio Cândido, analisamos obra, autor e público-alvo de maneira integrada. Fazendo uso da metodologia do contextualismo linguístico, buscamos enquadrar a obra como objeto orgânico localizado no tempo e o autor como um agente histórico transpassado por influências e motivações.Item Asas quebradas: estudo das prisões políticas de crianças durante o período ditatorial militar brasileiro (1968 – 1976)(2019-12-16) Bezerra, Rivaldo de Araújo; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/1347469043914593O silêncio da madrugada de 31 de março de 1964 é cortado por movimentos que iriam alterar toda a realidade brasileira. No dia 01 de abril os militares e forças civis levariam a vias de fato o plano de deposição do presidente João Goulart começando o período conhecido como período ditatorial brasileiro. Sobre a égide de defesa da nação surgira uma complexa teia repressiva que vai imprimir pesados esforços para manter o regime a todo e qualquer custo. O uso da violência nos porões da ditadura personificou na tortura a opositores a forma mais obtusa de punir e disciplinar os corpos dos ditos subversivos, nenhum grupo de pessoas pôde escapar das garras dos órgãos de repressão, a presente comunicação tem como proposta analisar as prisões e torturas feitas a um segmento em especifico, as crianças. Temos a proposta de discutir em que circunstâncias essas prisões foram efetuadas, quais motivos permitiram tais prisões, buscamos entender as consequências das práticas que estes corpos e mentes infantis sofreram dentro dos porões dos órgãos repressivos.
