Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

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    Livros técnico-científicos como ferramenta de vínculos na educação ambiental: uma visão analítica e intersubjetiva
    (2025-07-18T03:00:00Z) Freitas, Arthur Felipe Ferreira de; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/2454032040901369
    A desconexão entre os estudantes e a fauna nativa gera um distanciamento afetivo e simbólico dos elementos da natureza, o que dificulta a construção de vínculos afetivos com o meio ambiente e não garante sensibilização da população relacionada à conservação ambiental. Esse problema se perpetua devido às metodologias de ensino que apresentam conteúdos genéricos, descontextualizados e centrados em espécies exóticas ou utilitárias, o que invisibiliza a biodiversidade nativa e compromete a formação de vínculos afetivos com o ambiente e seus recursos. Diante desse problema, este projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para o Ensino Fundamental baseada no uso de um livro técnico-científico como ferramenta para promover vínculos afetivos entre os estudantes e os elementos materiais e simbólicos da natureza. De caráter qualitativo e descritivo-analítico, a proposta foi desenvolvida a partir do livro “Estação Ecológica do Tapacurá: Escorpiofauna, Herpetofauna e Quiropterofauna”, que reúne informações científicas acessíveis e ilustradas sobre escorpiões, anfíbios, répteis e morcegos encontrados nos fragmentos florestais da EET. A partir dessa obra, foram elaborados dois planos de aula distintos: o primeiro voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com atividades baseadas em leitura guiada, desenho observacional e produção de descrições escritas; e o segundo voltado aos anos finais, com foco na construção de teias alimentares, análise de desequilíbrios ecológicos e discussões em grupo. Ambos os planos buscaram integrar conteúdos das ciências da natureza com aspectos afetivos, simbólicos e expressivos, estimulando a aproximação sensível dos alunos à fauna local. Essas propostas revelam que a metodologia escolhida pelo docente, que é responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem, permite a utilização de um material técnico-científico. Quando o material é contextualizado e adaptado ao nível cognitivo do público alvo, este contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, despertando curiosidade, empatia e respeito em relação aos animais silvestres da região. Assim, as atividades favorecem a construção de vínculos afetivos com espécies geralmente marginalizadas pelo senso comum, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC, especialmente no eixo de “Vida e Evolução”. Ao utilizar um livro técnico como ferramenta didática, o professor atua como mediador entre o saber científico e a experiência vivida dos alunos, o que pode ampliar o potencial formativo da educação ambiental. Além disso, a abordagem pode ser adaptada para diferentes regiões e realidades escolares, desde que respeite o contexto ecológico e sociocultural local. Por fim, uma proposta com metodologias permeadas pela afetividade podem extrapolar o uso pontual de material didático e se configura como um modelo de intervenção capaz de transformar a relação entre os sujeitos e a natureza que os cerca, contribuindo para uma formação mais sensível, ética e comprometida com a conservação ambiental.
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    "Isso é um cururu?" Um aplicativo como proposta educativa para conservação dos anfíbios anuros do Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife-PE
    (2018) Rocha, Eric Bernardino Gadelha; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/9341342233938949
    Os anfíbios anuros pertencem a um grupo de vertebrados de grande relevância em um ecossistema, por serem bioindicadores e biocontroladores, porém, são muito sensíveis às mudanças ambientais. No Brasil, esse grupo é um dos mais diversos principalmente na Mata Atlântica, todavia, devido às ameaças constantes que esse bioma vem sofrendo, algumas espécies encontram-se na lista de animais ameaçados de extinção. Iniciativas como o Plano de Ação Nacional para as Espécies ameaçadas vem estimulando e apoiando propostas e atuações conservacionistas nesse bioma para essas espécies e sua área de ocorrência, como é o caso do Parque Estadual de Dois Irmãos - PEDI. Essa Unidade de Conservação encontra-se situada na zona metropolitana de Recife/PE, e possui 40 espécies de anfíbios anuros, cinco delas com algum risco de ameaça. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um aplicativo intitulado “Isso é um Cururu?” como ferramenta didática para educação ambiental para jovens e adultos, bem como, oferecer possibilidades pedagógicas quanto ao seu uso. Esse instrumento além de ser um objeto de uso de pesquisadores de anurofauna em atividades de campo, será um aliado importante nas atividades de educação ambiental dentro do PEDI. O aplicativo desenvolvido no software livre Android Studio, destaca as espécies ameaçadas e possui doze atributos sobre o animal, são eles: imagem da espécie, nome científico, nome popular, nível de ameaça estadual e internacional, endemismo, tamanho do animal em relação a mão humana, distribuição geográfica no Brasil, localidade tipo, hábito, habitat, modo de reprodução e canto de anúncio. O teste da ferramenta foi realizado no dia 18 de janeiro de 2019 no Zoonoturno, atividade do PEDI, a avaliação realizada com 24 pessoas sendo 98% o considerando de grande relevância correspondendo às expectativas do esperado para a usabilidade da app como ferramenta didática, destacando o canto de anúncio como característica animal mais destacada pelos participantes (90%), sendo esse o diferencial do aplicativo como uma ferramenta didática acessível com proposta gratuita desenvolvida para celulares. Nesse trabalho foram criadas três propostas pedagógicas com o uso do aplicativo que podem ser realizadas com visitantes do parque, além de estudantes do ensino superior, médio e fundamental.