Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Desenvolvimento do aplicativo Endocanabinóide: a importância da divulgação científica da Cannabis medicinal em mídias digitais(2021-12-10) Silva, Adrielly Ferreira das Neves; Souza, Paulo Roberto Eleutério de; http://lattes.cnpq.br/1971832245117283; http://lattes.cnpq.br/2123961681874042A ciência e tecnologia são indispensáveis para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, e para compreender a complexidade do mundo através da educação científica aos cidadãos para que reconheçam a ciência como parte integrante da sua cultura. Neste contexto, a internet e suas plataformas digitais funcionam como potencializadores para a acessibilidade às informações científicas e tecnológicas. Atualmente, uma série de informações sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L. estão sendo veiculadas nos mais diversos meios midiáticos, porém, nem sempre essas informações têm embasamento científico. A maior parte da sociedade desconhece sobre as implicações dessa planta no tratamento de diversas patologias, principalmente no tratamento de doenças neurodegenerativas. O objetivo do presente projeto foi a criação de um aplicativo de celular, o Endocanabinóide, com informações científicas, adotando estratégias de comunicação em linguagem simples e acessível. Para criação do aplicativo foi utilizado o site fabApp. A revisão da literatura fundamentou-se em pesquisas de publicações científicas utilizando as plataformas de pesquisa acadêmica Google, Scielo e NCBI, no período entre 2006 e 2021. A plataforma Canva foi utilizada para criação de materiais didáticos, como imagens, conteúdos visuais e logomarca do aplicativo. Desta forma, o desenvolvimento deste aplicativo possibilitou informar cientificamente as pessoas sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L., e as Leis que regem o cultivo e utilização medicinal da planta, e vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças que podem ser tratadas com o princípio ativo desta planta.Item Educação ambiental através de recursos digitais: uma proposta para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem(2022-03-25) Santos, Valentina Manoel dos; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/2022350060699864A educação ambiental corresponde a um processo educativo relacionado a questões socioambientais, que por lei deve ser abordado nas escolas em todos os níveis de ensino. Considerando também a importância desta temática no que se refere à construção de ações sustentáveis relativas às práticas cotidianas socioambientais, com urgência de serem pensadas e desenvolvidas nas escolas. Com base nisso, este trabalho possui o objetivo de analisar as contribuições de recursos digitais, como os aplicativos, no processo de ensino–aprendizagem voltado para educação ambiental na escola. A partir de um projeto de intervenção que ocorreu no sétimo ano do ensino fundamental, foi notório o impacto positivo da utilização deste recurso, uma vez que promoveu interação e instigou o senso crítico dos estudantes quanto à importância desta temática e a amplitude dos impactos socioambientais causados de ordem antrópica. Consideramos então, o uso de tecnologias na educação ambiental, como um recurso positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois estimula e torna a aula atrativa contribuindo com a participação ativa destes e efetivamente com seu aprendizado.Item "Isso é um cururu?" Um aplicativo como proposta educativa para conservação dos anfíbios anuros do Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife-PE(2018) Rocha, Eric Bernardino Gadelha; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/9341342233938949Os anfíbios anuros pertencem a um grupo de vertebrados de grande relevância em um ecossistema, por serem bioindicadores e biocontroladores, porém, são muito sensíveis às mudanças ambientais. No Brasil, esse grupo é um dos mais diversos principalmente na Mata Atlântica, todavia, devido às ameaças constantes que esse bioma vem sofrendo, algumas espécies encontram-se na lista de animais ameaçados de extinção. Iniciativas como o Plano de Ação Nacional para as Espécies ameaçadas vem estimulando e apoiando propostas e atuações conservacionistas nesse bioma para essas espécies e sua área de ocorrência, como é o caso do Parque Estadual de Dois Irmãos - PEDI. Essa Unidade de Conservação encontra-se situada na zona metropolitana de Recife/PE, e possui 40 espécies de anfíbios anuros, cinco delas com algum risco de ameaça. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um aplicativo intitulado “Isso é um Cururu?” como ferramenta didática para educação ambiental para jovens e adultos, bem como, oferecer possibilidades pedagógicas quanto ao seu uso. Esse instrumento além de ser um objeto de uso de pesquisadores de anurofauna em atividades de campo, será um aliado importante nas atividades de educação ambiental dentro do PEDI. O aplicativo desenvolvido no software livre Android Studio, destaca as espécies ameaçadas e possui doze atributos sobre o animal, são eles: imagem da espécie, nome científico, nome popular, nível de ameaça estadual e internacional, endemismo, tamanho do animal em relação a mão humana, distribuição geográfica no Brasil, localidade tipo, hábito, habitat, modo de reprodução e canto de anúncio. O teste da ferramenta foi realizado no dia 18 de janeiro de 2019 no Zoonoturno, atividade do PEDI, a avaliação realizada com 24 pessoas sendo 98% o considerando de grande relevância correspondendo às expectativas do esperado para a usabilidade da app como ferramenta didática, destacando o canto de anúncio como característica animal mais destacada pelos participantes (90%), sendo esse o diferencial do aplicativo como uma ferramenta didática acessível com proposta gratuita desenvolvida para celulares. Nesse trabalho foram criadas três propostas pedagógicas com o uso do aplicativo que podem ser realizadas com visitantes do parque, além de estudantes do ensino superior, médio e fundamental.
