Bacharelado em Administração (UAST)
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Item Gestão da qualidade de serviços de informação: uma discussão sobre as dificuldades de implementação no setor público(2022-10-11) Lima, Fagner Brito de; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/3715083725362109O objetivo deste trabalho é refletir sobre as características do processo de implementação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação e a sua aplicação no setor público brasileiro, bem como buscar contribuir para a base teórica existente sobre o tema, através da análise de fundamentos teóricos discutidos por estudiosos da área. Para tanto, buscamos as respostas para a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações do setor público para a implementação de uma Gestão de Qualidade em Serviços da Informação? É possível compreender que a implementação da gestão da qualidade em serviços da informação no setor público implica em uma grande mudança de crenças que permeiam as organizações há muito tempo. Apesar de todas as dificuldades encontradas através desse estudo acerca da implementação do modelo de gestão, entendemos que é necessário garantir que os Serviços de Informação operem com altos padrões de qualidade e ofereça aos seus clientes o suprimento de suas necessidades e a superação de suas expectativas. Concluímos, também, que os serviços de informação quando ligados ao setor público e encaixados no contexto social e econômico no qual estão inseridos, visto que os fatores internos e externos que envolvem organização representam tanto força como fraqueza à empresa, têm uma grande chance de ser implementado com sucesso na organização.Item Benefícios do sistema de gestão integrado com base nas normativas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001(2022-09-29) Lima, Igor Raynan Nascimento de; Maria José da Silva Feitosa; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar os benefícios que as organizações podem alcançar com a implantação do sistema de gestão integrado com base nas normativas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Foram identificados os seguintes benefícios: Melhoria contínua dos processos, sistemas, produtos e serviços; Atendimento às necessidades das partes interessadas no negócio; Diferencial Competitivo no mercado; Melhora da imagem organizacional; Minimização dos impactos ambientais e acidentes de trabalho; Aumento da produtividade e lucratividade; Atendimento dos requisitos legais; Redução de custos e burocracia e maior agilidade nas tomadas de decisão. Para o desenvolvimento de novos trabalhos existe a oportunidade da realização de estudos de casos aplicados para verificar se os benefícios identificados na revisão sistemática de literatura são observados na prática ou se aparecem outros benefícios nas empresas.
