TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/466
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Equação do 2º grau: alguns processos resolutivos ao longo da história(2025-03-19) Ramos, Arthur Diego Silva; Costa, Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7087770599703498A História da Matemática (HdM) é um recurso valioso para o ensino, pois permite compreender a origem e o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Diante disso, este trabalho analisa o ensino de equações do segundo grau e investiga como a HdM pode contribuir para a aprendizagem desse tema na educação básica. O referencial teórico baseia-se em Mendes (2006), Boyer (1996), Eves (1995), Pereira e Proença (2024), Miorim (1995) e BNCC que discutem o uso da HdM como recurso pedagógico para atribuir significado ao conhecimento matemático. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em referências bibliográficas, reuniu conceitos teóricos importantes sobre o tema. Ademais analisa como o tema de equação do 2º grau é abordado em alguns livros didáticos. Os resultados indicam que a simplificação excessiva de procedimentos algébricos, sem justificativas, reduz a compreensão dos conceitos matemáticos e enfraquece a contribuição da HdM no ensino. Assim, o estudo reforça a importância de integrar a História da Matemática ao ensino, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.Item Equações polinomiais do I ao IV grau: uma breve história do seu desenvolvimento(2024-10-02) Santos Neto, José Pio dos; Souza, Cícero Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/7540654793551489; http://lattes.cnpq.br/5113765752328533The present work aims to present a History of Algebra, with an emphasis on the evolution of concepts and the formalization of polynomial equations from the first to the fourth degree, as well as to analyze the solution methods developed over time. Initially, the algebraic contributions of primitive civilizations are presented chronologically, covering the crucial moment of the systematization of mathematics by the Greeks until the fall of the Roman Empire. Then, with the arrival of the Middle Ages, the Arab invasions, the establishment of the House of Wisdom, and the translation centers, mathematics became accessible to all peoples, and consequently, algebra began to gain significant importance in problem-solving, especially in commercial transactions. By the end of the Middle Ages, first- and second-degree algebraic equations could already be solved, although negative roots were still not considered. Finally, in the 16th century, the concept of imaginary roots and the solution of third- and fourth-degree equations were developed. However, it was only with the French mathematician François Viète (1540 – 1603) that algebra began to evolve into modern algebra, with the creation of a literal notation for the representation of numbers, whether known or unknown, through letters.