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Navegando por Autor "Simões Neto, José Euzébio"

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    A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros
    (2023-09-21) Santos, Mechele da Silva; Simões Neto, José Euzébio; Cruz, Maria Eduarda de Brito; http://lattes.cnpq.br/0040724703642654; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/0778447069651912
    O Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) vem se tornando um dos principais processos avaliativos para o ingresso ao ensino superior de Pernambuco. Compreendemos que o processo de avaliar é indissociável a prática pedagogica, por essa relevância esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as questões de Química do SSA da UPE, observando provaveis aproximações curriculares e estruturais do certame junto aos documentos oficiais e os aspectos metodologicos do saber químico, no intervalo dos anos 2013 a 2024. Tendo ampla relevância, pois anualmente o número de inscritos só cresce e apresentou, no ano de 2023, sua primeira alteração para a prova do SSA 1, onde agora as questões devem englobar diretamente as orientações sobre o conhecimento cientifico vinculado as competências especificas e habilidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia para esta pesquisa focou analisar: I. Conhecimento químico presente nas questões e no manual do candidato; II. O quantitativo e principais conteúdos cobrados; III. Analisar os aspectos estruturais e a presença da cultura de massa nas questões; IV. Aspectos sobre o conhecimento químico este relacionado a forma contextual e conceitual pelos niveis do conecimento químico de Jonstone, sendo eles simbólico, microscópico e macroscópico; V. Analisando os aspectos conmceituais da química. A pesquisa documento realizada ambrange a forma quantitativa e qualitativa de analise e considerando todas as fases da seleção seguindo leitura cuidadosa e categorização, podemos verificar os níveis de conhecimento químico, segundo o triplete de Johnstone, os aspectos estruturais, focados na utilização da cultura de massa, os aspectos conceituais, observando se as questões estabelecem relações dos conhecimentos químicos e o social, com base na prevalência ou homogênea divisão dos conteúdos, assim como nos níveis do conhecimento químico e conceituação, segundo as competências e habilidades sugeridas pela BNCC. Assim, percebemos que alguns conteúdos sobresairam-se na frequência sobre outros, e que infelizmente a cultura de massa ainda é pouco abordada nas questões e sua pouca frequência abarca as procas do SSA1. Pelos dados analisados as questões segundo o triplete observamos que o nível de conhecimento simbólico englobou oitenta e uma questões, acreditamos por ele ter como foco os símbolos, as equações químicas e fórmulas. Notamos também que a conceituação relacionada a químia na indústria contemplou oitenta das questões, observamos também que várias habilidades específicas pode ser facilmente identificadas nas questões do SSA1 de 2023. Assim podemos observar que a elaboração das questões de química do Sistema Seriado de Avaliação vem sofrendo variações conforme não apenas aos documentos oficiais, mas também pela influência direta da sociedade e suas necessidades.
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    Abordagem cordial de conceitos químicos: razão e emoção para construção de um ensino de Química mais humanizado
    (2022-06-01) Santana, Islley Kauana Marques de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
    No século XXI as metodologias de Ensino e Aprendizagem utilizadas nas aulas de Ciências ainda são predominantemente tradicionais, o que admite que as/os estudantes sejam vistos enquanto sujeitos passivas/os e não reflexivas/os nesse processo. Com intenção de repensar essas características de Ensino acrítico, conteudista e disseminador de preconceitos, defendemos um modelo de escola que busca a valorização da Educação em Direitos Humanos. Mas, para isso, é necessário que haja a formação, inicial e continuada, de professoras e professores de Ciências que se preocupam na formação de pessoas para além dos conteúdos científicos, buscando estimular a reflexão crítica e o incômodo com as injustiças sociais. Uma das possibilidades que enxergamos para isso é a elaboração de Estratégias Didáticas baseadas nos Conteúdos Cordiais, ou seja, conteúdos de ciências pedagogizados a partir da Educação em Direitos Humanos que buscam fundir razão e emoção. Diante do exposto, o presente texto busca trabalhar com a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos, no âmbito da formação inicial e continuada, considerando a elaboração de estratégias didáticas com base nos conteúdos cordiais. Para isso, estabelecemos como objetivo analisar a compreensão de professoras e professores de Química, em formação inicial e continuada, sobre o trabalho com a relação entre o ensino de conteúdos científicos e a Educação em Direitos Humanos. Inicialmente elaboramos e aplicamos um minicurso de formação para as/os estudantes da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Química e, em outro momento, para as/os estudantes do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordando os conteúdos cordiais e as formas de trabalhar com eles em sala de aula, com destaque para sequências didáticas, sequências didáticas CTS-arte e oficinas pedagógicas. Os participantes produziram propostas ao final de cada ação, que foram analisadas utilizando um instrumento contendo os seguintes critérios: 1) Estrutura e Organização; 2) Tema, Contexto e Conteúdo; 3) Metodologia. Para cada critério, classificamos as propostas como Suficiente, Pouco Suficiente e Mais que Suficiente. Foi possível observar, durante o processo de análise das propostas, que as/os estudantes tiveram um bom envolvimento com os conteúdos cordiais. Entretanto, entendemos que ainda temos muito o que avançar no que se trata de formação de professoras e professores que com abordagem da Educação em Direitos Humanos e o Ensino de Ciências.
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    Chemstories: uma proposta lúdica com muita imaginação, suspense e Química!
    (2022-06-02) Souza, Keyla Dayane Rodrigues; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2243457699504406
    Por ter um alto grau de abstração, exigir raciocínio espacial e matemático e pela abordagem, predominantemente centrada no ensino por transmissão, a Química é, para o estudante, uma das matérias escolares de maior dificuldade. Então, parecenos necessário que, entre outras ações, escolher atividades que possuam potencial de despertar o interesse, o que é um grande desafio, sobretudo em situações específicas, como educação de jovens e adultos, ensino noturno e, mais recentemente, a realidade do ensino remoto emergencial. Diante disso, é preciso que o professor busque a introdução de estratégias didáticas que possibilitem um ensino de Química mais atrativo, incluindo aquelas que são capazes de postar os estudantes em um papel ativo. Neste cenário, o trabalho com atividades lúdicas, principalmente jogos, está, cada vez mais, ganhando espaço nas salas de aula e grupos de pesquisa em ensino de Química, por ser um instrumento essencialmente motivador e atrativo, que pode proporcionar uma aprendizagem de forma prazerosa e espontânea. Por meio dos jogos, os estudantes despertam a autonomia, criatividade e concentração, aspectos essenciais para efetivamente aprender conceitos científicos. Se essas atividades são aplicadas frequentemente, se estabelece um ambiente em que sentir prazer estudando Química é algo natural e facilita a compreensão dos conteúdos programáticos. Assim, esse trabalho visa apresentar o ChemStories, um jogo didático para ser trabalhado nas escolas, e também em outros espaços, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, motivando e desenvolvendo aprendizagens. Baseado no Black Stories, um popular e macabro jogo comercial (stricto) com muito suspense, diversão e imaginação, apresentamos nesse texto como ocorreu o processo de elaboração do ChemStories, mantendo todo o mistério das cartas originais e acrescentando a seção de conhecimentos da Química, presente no verso das cartas, com o objetivo de explicar cientificamente o que aconteceu nos enredos das histórias. Discutimos o jogo quando aplicado, pela primeira vez no Ensino Superior, de forma remota devido a pandemia da COVID-19, para que pudessemos analisar a jogabilidade do ChemStories, em seguida, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em ensino híbrido e, por fim, com o 3° ano do Ensino Médio, de forma totalmente presencial. O ChemStories se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo. Parece-nos que atividades como essa são necessárias e que a Química está presente no nosso cotidiano em atividades que nem percebemos.
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    Cientistas negras e negros e suas contribuições: a valorização da ciência na escola para além do eurocentrismo
    (2021-12-07) Monjòlo, Márcio; Simões Neto, José Euzébio; Alves, Cláudia Thamires da Silva; http://lattes.cnpq.br/1831217277642775; http://lattes.cnpq.br/0233240998196750; http://lattes.cnpq.br/0233240998196750
    Vivemos em sociedades que possuem como elemento estruturante o racismo, que determina a forma com a qual pessoas estão dispostas nas relações de poder, levando negros, negras, indígenas e seus descendentes a posições hierarquicamente inferiores. Essas relações não horizontais adentram os ambientes educacionais e fazem com que pessoas brancas sejam protagonistas de feitos históricos, de descobertas científicas e de modelo de intelectualidade a ser seguido. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi construir estratégias didáticas no Ensino de Ciências (com destaque para a Química) para reduzir, minimizar a invisibilização dos corpos negros na educação, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma autoestima positiva em estudantes negras e negros e não negras e negros, a partir da efetivação e aplicação, na prática, da Lei 10.639/03 e da representatividade focada no protagonismo de cientistas negras e negros, apresentando suas imagens, origem, formação acadêmica e pesquisas desenvolvidas. A descoberta e a familiarização destas e destes alunos e alunas com esses e essas cientistas negras e negros é de fundamental importância para que possamos reduzir ou extinguir a invisibilidade do protagonismo negro e a pseudoneutralidade das Ciências e para incentivar esse público a galgar espaços acadêmicos, tendo como referências esses e essas cientistas e outras personalidades negras, partindo de uma perspectiva decolonial. A metodologia que apresentamos nesse trabalho é de natureza qualitativa e consiste na aplicação de uma intervenção didático-pedagógica onde foram confeccionados dois livretos em que os e as estudantes escolheram 12 cientistas negros e negras, de acordo com a relevância para sua comunidade e para as pessoas mais necessitadas, para cada livreto, dentre os 34 apresentados com suas respectivas biografias. Trabalhou-se com Questões Norteadoras e questionários abertos para o desenvolvimento das atividades e coleta de dados. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes possuíam pouco conhecimento prévio a respeito do tema proposto e desconheciam, até então, os trabalhos e pesquisas destes e destas cientistas negros e negras, bem como, permaneciam imersos no ensino baseado no modelo eurocêntrico que infantiliza e desumaniza o povo negro, além de oferecerem uma certa resistência em perceber que a Ciência não é feita apenas pelo padrão eurocentrado, onde a figura masculina, branca e europeia protagoniza todas as ações. As reflexões possibilitadas pela aplicação da intervenção didático-pedagógica sugerem a continuidade de sua aplicação em outras turmas da escola-campo de pesquisa, bem como em outras escolas da rede pública de ensino, visando à ampliação do alcance dessa metodologia e um aprimoramento da proposta.
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    “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas
    (2021-07-16) Fontes, Felícia Lacerda de Oliveira; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/3085049999114161
    Este trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.
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    Em busca do Césio-137: uma proposta lúdica para o ensino de radioativade
    (2022-09-20) Lima, Ariane da Costa; Simões Neto, José Euzébio; Barbosa, Leandro José; http://lattes.cnpq.br/3815549830656148; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2701795586493198
    A Química é uma das disciplinas que compõem o programa curricular dos estudantes e desempenha um papel fundamental para que o indivíduo possa compreender os fenômenos existentes no seu cotidiano. No entanto, é uma das disciplinas que apresenta maior dificuldade, devido principalmente à necessidade de abstração, sobretudo no ensino da radioatividade, levando à falta de interesse e desmotivação dos estudantes, por não conseguirem atribuir uma relação entre os conteúdos e sua realidade no mundo. Desse modo, existe a necessidade de agregar, no processo de ensino e aprendizagem, novas metodologias que favoreçam o resgate e interesse do educando em aprender Química. A utilização de jogos tem se mostrado um ótimo recurso pedagógico para minimizar tais dificuldades, uma vez que possibilitam trabalhar qualquer conteúdo de forma prazerosa, baseada no lazer e diversão. Assim, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, elaboramos e validamos um jogo didático de tabuleiro do tipo Agon/Alea, denominado “Em busca do Césio-137”, que apresenta como contexto o acidente radioativo de Goiânia/GO, para aplicação em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, a fim de imergir o estudante em um cenário rico de informações, com base no famoso acidente local, para que assim pudéssemos avaliar o potencial do jogo no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo radioatividade, a partir da validação seguindo os critérios estruturados por Nowak e Souza. Após aplicação, na validação, percebemos que o jogo se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo, demonstrando entusiasmo e atitude cooperativa, além de atender aos critérios de Interação entre jogadores, Dimensão da aprendizagem, Jogabilidade, Limitação de espaço e tempo, Aplicação, Desafio e Criatividade. Ainda, nossos resultados são convergentes com as observações encontradas na literatura, corroborando com a capacidade que os jogos apresentam em melhorar o aproveitamento dos conteúdos. Ademais, o material proposto conseguiu cumprir seu papel, tanto na dimensão lúdica quanto na educativa, promovendo momentos de descontração, interação e aprendizagem efetiva do conteúdo específico.
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    Energia, substância e vida: como os jogadores de videogame (gamers) entendem esses conceitos?
    (2022-05-30) Barbosa, Leandro José; Simões Neto, José Euzébio; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/3815549830656148
    Perfis Conceituais foram pensados por Mortimer como uma maneira de modelar a heterogeneidade do pensamento nas salas de aula de Ciências e, ao curso das décadas, passou a contar com um arcabouço teórico e metodológico que permite pensar a proposta como uma teoria de aprendizagem, a Teoria dos Perfis Conceituais. A proposição de perfis conceituais, as reflexões teóricas e metodológicas e as aplicações em sala de aula configuram os caminhos mais usuais das investigações neste programa de pesquisa, porém, mas recentemente, alguns trabalhos centram as atenções em modos e pensar e formas de falar relacionadas a comunidades de prática, grupos que compartilham mesmos interesses. Assim, situamos o presente trabalho nesta perspectiva, apresentando o objetivo geral, analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a três gamers, com diferentes relações com as Ciências Naturais, que atuam em instituições diferentes, mas que fazem parte da mesma comunidade de prática. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das situações apresentadas, imagens e trechos curtos de jogos, exibidos em vídeo. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis conceituais destacados, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais nas Ciências, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.
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    Euforia: um jogo didático para relacionar emoções, saúde mental e Química
    (2022-10-14T03:00:00Z) Franco, Marcus Vinícius da Silva; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2999723486603815
    No que diz respeito às discussões sobre o ensino de Química que seja antagônico ao ensino por transmissão, surge o lúdico, mais precisamente em uma proposta de um jogo didático digital, como uma possibilidade interessante para o ensino. Ademais, a escola prefere ignorar a discussão de assuntos relacionados à saúde mental do estudante, categorizando-as como um tabu. A partir disso, apresentamos, neste trabalho, a ideia de desenvolver um jogo digital que aborde temas científicos e relacionados à saúde mental, baseado na Química presente nas emoções. O desenvolvimento do jogo foi pensado em cinco passos: leitura de referencial teórico sobre jogos didáticos e game design, definição do gênero do jogo, prospecção e jogatina de jogos disponíveis do gênero selecionado, determinação da história do jogo e, por fim, elaboração da jogabilidade proposta para o jogo. Após definir essas etapas algumas questões foram colocadas a reflexão, acerca da validação, nas quais o jogo proposto demonstra alguns indícios de validação teórica, com a categoria “limitação de tempo” e “interatividade” como questões para reelaboração futura. Em uma possível aplicação, na qual alguns aspectos como o ambiente físico da sala de aula e as condições financeiras dos estudantes também podem ser consideradas como limitações. Por fim, discussões são pontuadas acerca de possibilidades de novos estudos relacionados à área.
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    Formação de professoras e professores e conteúdos cordiais: a educação em Direitos Humanos é uma necessidade formativa na Licenciatura em Química?
    (2023-09-18T03:00:00Z) Santos, Ismael Lucas dos; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/7423784204105582
    Esse trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto mais amplo, denominado “Movimentos Formativos para atuação docente em Química”, que tem por finalidade refletir sobre o papel que os cursos de Licenciatura em Química desempenham na formação de professoras e professores frente às temáticas e tendências atuais do Ensino de Química. Assim, com o recorte desenvolvido neste trabalho, buscamos acrescentar aos resultados do projeto em tela um olhar para um dos dois cursos de Licenciatura em Química da UFRPE, situado na cidade do Recife, para entender como os documentos institucionais basilares, a representação docente e a representação de discentes egressos entendem a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos como uma necessidade formativa docente, com foco na abordagem de Conteúdos Cordiais. Para isso, nos ancoramos em um viés qualitativo de pesquisa, com metodologia dividida em dois grandes momentos, a saber: a pesquisa documental e as entrevistas narrativas. Na primeira parte, realizamos, tendo como base a análise do conteúdo de Bardin, um estudo comparativo entre os dois principais documentos oficiais em vigor no curso de Licenciatura em Química, o PPC iniciado em 2010, em fase de conclusão, e o mais recente, de 2020, com a finalidade de reconhecer como institucionalmente a Educação em Direitos Humanos encontra lugar na estrutura formativa, considerando o diálogo com o Ensino de Química. Em seguida, na segunda parte, elaboramos dois instrumentos de entrevistas narrativas, um com foco nos docentes e outro nos discentes egressos. A partir disso, convidamos três representantes de cada classe, que responderam ao instrumento, visando entender como as pessoas que constroem o curso organizam suas experiências, como as violações são percebidas e se a Educação em Direitos Humanos foi abordada como uma necessidade de maneira efetiva dentro do curso.
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    Instagram e ensino de Química: análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social
    (2022-06-06) Oliveira, Ana Beatriz Silva de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2474572588511667
    O uso da Internet e redes sociais está cada vez difundido, principalmente entre jovens, enquanto que os métodos tradicionais de ensino se tornam menos eficientes, pois não motivam os estudantes. Partindo dessa relação, esse trabalho tem como objetivos: (i) analisar a dinâmica de gestão de perfis do Instagram destinados a abordagem de Química, visando a discussão conceitual, e (ii) avaliar o potencial de algumas publicações presentes nos feeds destes perfis para a aprendizagem de conceitos da Química. Buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química? Como referencial teórico, o trabalho aborda três principais tópicos: divulgação científica, internet e redes sociais e redes sociais e o ensino de Química, para conhecer melhor o papel do divulgador científico na sociedade, quais são os impactos que as redes sociais causam nas pessoas e quais são as principais contribuições para o ensino de Química quando vinculado a divulgação científica e essas redes. Em seguida, apresentamos a visão de alguns professores sobre o uso das redes sociais na educação, em que percebemos que eles apoiam o uso e relatam a necessidade de uma formação para que as redes sejam consideradas de forma adequada, para que possam contribuir com o ensino. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e dividida em quatro momentos, a saber: seleção dos perfis a serem analisados, questionários com os responsáveis pelos perfis, análise das vinte últimas publicações de cada perfil, trazendo uma discussão detalhada de como as suas publicações contribuem para a aprendizagem de Química, e, por último, uma análise geral, com o intuito de comparar e indicar como cada um pode ser utilizado no processo de aprendizagem. Foram selecionados sete perfis que abordam a Química no Instagram, e em quatro deles obtivemos respostas ao questionário. A partir da análise, podemos compreender como se dá a gestão dos perfis, quais as suas principais motivações, dificuldades e o processo de elaboração das publicações, com base nas percepções que cada perfil tem das preferências dos seus seguidores. Em seguida, analisamos as vinte últimas publicações de cada perfil e foi possível concluir que os perfis analisados possuem potencial para contribuir no processo de aprendizagem. Apontamos, na etapa de análise geral dos perfis, como as publicações podem serem utilizadas nas aulas de Química, considerando as possibilidades de revisão de conceitos, curiosidades que relacionam a Química e o cotidiano, e o uso de “memes” para momentos de ludicidade nas aulas de Química. Por fim, concluímos que o Instagram tem potencial para contribuir para a aprendizagem da Química, no entanto, para que essa e outras redes sociais sejam utilizadas se faz necessário que seja trabalhado, com os docentes, os meios para tal utilização, visando uma qualificação para o uso das redes na educação.
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    Proposta de sequência didática sobre a função orgânica álcool com foco na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas: análise a partir de aspectos da Teoria da Atividade de Leontiev
    (2018-08-15) Silva, Fábio Calado de Melo; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
    O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para ensino da função orgânica álcool com foco na prevenção ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. A escolha pelo tema do alcoolismo foi suscitada pela proximidade do autor a pessoas que sofrem direta ou indiretamente com o problema do uso desmedido ou continuado do álcool. Essa Sequência Didática é composta de atividades que buscam comtemplar as dimensões pedagógica e epistemológica descritas por Méheut e foi estruturada em seis momentos utilizando o método 5E, proposto por Patro. O primeiro momento foi pensado para que os alunos respondessem a um questionário para levantamento de suas concepções prévias sobre o tema; o segundo momento consiste na exibição de um vídeo sobre alcoolismo e anotações/apontamentos sobre pontos relevantes; no terceiro momento foi pensado ocorrer a leitura do artigo “Alcoolismo e Educação Química”; O quarto momento corresponde a aula expositiva dialogada sobre aspectos científicos da função álcool; no quinto momento foi pensada a realização de pesquisa em sala sobre aspectos conceituais e sociais do uso do etanol; e, por último, no sexto momento, deverá ser realizada a avaliação. As atividades propostas na sequência foram analisadas a partir de algumas categorias da Teoria da Atividade de Leontiev, dentre elas: objetivos, ações, sujeitos, sistema de operações e resultados. A análise dos resultados permitiu perceber que a sequência didática tem potencial para atingir seus objetivos se as operações escolhidas para a atividade forem compatíveis com as ações cognitivas almejadas e necessárias a assimilação dos conceitos associados ao objeto pretendido.
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    Sequência didática para abordagem do conteúdo da radioatividade com base em um juri simulado
    (2021-03-03) Oliveira, Juliana Félix de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/4869917395565843
    O presente estudo analisa as contribuições de uma sequência didática baseada no modelo 5E de Patro na construção dos conceitos sobre o conteúdo radioatividade. Para isso, utilizamos como estratégias um júri simulado, uma situação-problema e a construção e discussão de um infográfico. Ainda compunham o material da intervenção a exibição e debate sobre um vídeo acerca do acidente com Césio-137 em Goiânia, um questionário para levantamento das concepções prévias e um guia de pesquisa e elaboração de infográficos, que tinham por objetivo ampliar as discussões sobre a temática e contribuir para a construção de conceitos necessários para a resolução da situação-problema e participação no júri simulado. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, com cerca de 20 participantes. Para coleta e construção de dados utilizamos questionário e gravação de áudio, por meio de Smartphone, aparelho de telefonia celular. Os resultados foram agrupados em categorias para posterior análise das respostas do questionário das concepções prévias e da situação-problema. O levantamento das concepções prévias nos mostrou que os alunos identificam a compreensão sobre a existência da radioatividade e sua participação na sociedade em que vivemos, mesmo que os estudantes não consigam explicar quais conceitos químicos estão envolvidos nas suas afirmativas. As respostas dadas pelos estudantes a situação-problema pouco dialogam com os conceitos científicos sobre radioatividade, porém, observamos em suas respostas uma mudança significativa em relação às respostas da avaliação diagnóstica, pois passaram a ver a radioatividade não apenas. O júri simulado foi avaliado na busca de identificar, nas falas dos estudantes, os conceitos químicos que envolviam a temática específica. A sequência didática proposta parece ser uma boa alternativa para construção de conceitos que envolvem a radioatividade, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção de conhecimento de uma perspectiva ativa dos estudantes e considerando benefícios e problemas associados ao uso da radioatividade na sociedade.
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    Sequência didática sobre o estudo químico das drogas: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas
    (2024-03-07) Bomfin, Flávia Barros do; Simões Neto, José Euzébio; Silva, Leiliane Alves da; http://lattes.cnpq.br/7921207915607413; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/1968699659499222
    Essa pesquisa buscou propor uma sequência didática para dar subsídios teóricos e práticos para os educadores na abordagem da temática “Drogas” na sala de aula de Química. A disciplina de Química trabalhada nas escolas continua, por vezes, sendo organizada por meio de perspectivas pedagógicas tradicionais, com foco na ideia de transmissão-recepção e sem considerar que o processo de construção de conhecimento, pelo estudante. Ainda, temos um ensino focado apenas em aspectos conceituais, definições de lei e memorização de conteúdos isolados. Desta forma, pensando nos estudantes como seres sociais e com o propósito de utilizar a contextualização como ferramenta necessária para a transposição entre os saberes científicos e os saberes escolares, apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir de um tema gerador de caráter social, as drogas e a prevenção ao seu uso abusivo, associado à introdução das funções orgânicas. Frente ao uso crescente de drogas ilícitas pela juventude, a escola deve assumir um papel fundamental no trabalho de prevenção e de adequado encaminhamento dessa questão. Muitos educadores podem apresentar ansiedade sobre o que fazer em sala de aula quando o assunto são as drogas, decorrente da falta de preparação durante a sua formação inicial, ignorado na maioria dos cursos de licenciatura. Nesse sentindo, optamos por uma metodologia de abordagem descritiva, com a SD fundamentada, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que se caracteriza pela existência de três etapas importantes, a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento, e a Aplicação do Conhecimento. Como ponto de partida, apresentamos uma visão inicial da temática “Drogas” e posteriormente exemplificando e abordando aspectos específicos de determinadas drogas e das funções orgânicas presentes, a partir do reconhecimento do grupo funcional. O tema “Drogas” permitiu uma ampla exploração, possibilitando aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre Química e o desenvolvimento de competências que ajudam na formação de cidadãos críticos e reflexivos.
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    Uma proposta de sequência didática com o tema cerveja para uma visão afrocentralizada no ensino de Química
    (2022-10-11T03:00:00Z) Soledade, Mikaella Pereira da; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/6888938635825571
    O presente trabalho consiste na proposição de uma sequência didática para discutir o conteúdo de carboidratos, relacionado à Química Orgânica escolar, a partir da temática cerveja, considerando aspectos de uma educação afrocentralizada, evidenciando a origem da bebida no Egito, local onde ela se popularizou e se tornou essencial para a civilização. A proposta foi construída em quatro momentos, a saber: questionário de concepções prévias, discussão sobre a produção de cerveja e sua influência na sociedade, a partir de um debate estilo júri simulado, discussão sobre a afro centralidade da origem e popularização da cerveja e um questionário final, para avaliação e possível validação da sequência didática. Acreditamos que a proposta tem potencial para discussão das temáticas pretendidas e, como perspectiva para futuro, pensamos em uma possível aplicação do material em sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, além da reformulação de alguns momentos, sobretudo o último, questionário, visando ampliar os espaços de debate. Esperamos, com esse trabalho, contribuir para um ensino de Química mais contextualizado e que agregue questões pertinentes a nossa sociedade, relacionados ao racismo e apagamento dos saberes de origem Africana, como orienta a lei 10.639/2003.
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    Uma proposta de sequência didática para abordar ácidos e bases utilizando o anime Dr. Stone
    (2023-09-22) Santana, Luana Briano de; Simões Neto, José Euzébio; Monteiro, Natália da Silva; http://lattes.cnpq.br/3668105176806261; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/7258859470198175
    Com o avançar da sociedade no consumo de novas mídias, o ensino de Química não pode ficar preso a um passado em que as escolas não abordavam contextos importantes para a vida além de seus muros. Hoje, em um mundo globalizado e com a velocidade da Internet, para manter estudantes motivados e com vontade de aprender Química, cada vez mais os professores têm que se desdobrar na busca por novas estratégias. Utilizar elementos da cultura de massa, que influenciam os jovens em suas vivências cotidianas, a favor da aprendizagem se faz necessário, sendo uma tentativa de atrelar o mundo real e o conhecimento científico. Diante desta situação, este trabalho tem como objetivo propor o desenho de uma sequência didática visando a abordagem dos conceitos de ácido e base, centrado no anime Dr. Stone, voltada para o Ensino Médio. Mesmo animes ainda sendo pouco utilizados no ensino de Química, pesquisas já apontam seu potencial como ferramenta didática e elemento motivador dentro da sala de aula. A sequência foi elaborada e organizada de acordo com o método instrucional 5E, idealizado pelo grupo de pesquisa Biological Sciences Curriculum Study (BSCS), e dessa forma encontra-se dividida em cinco fases: engajamento, exploração, explicação, elaboração e avaliação. Assim, esperamos que a proposta aqui apresentada seja utilizada por professores de Química da Educação Básica.
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    Uma sequência didática para a abordagem da fissão e da fusão nuclear no Ensino Médio
    (2019-12-18) Silva, Maria Conceição Torres da; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8251096339755832
    O presente estudo analisar as contribuições de uma sequência didática com base nos três momentos pedagógicos na construção dos conceitos de fissão e fusão nuclear do Ensino Médio. Para isso, utilizamos a pedagogia dos três momentos pedagógicos, tendo entre as estratégias associadas uma situaçãoproblema sobre os riscos provocados por energia nuclear. Na intervenção aulas teóricas e vídeos sobre o uso benéfico da fissão e fusão nuclear também compunham o material proposto, que tinha o objetivo de enriquecer as discussões que aconteceram sobre a temática e possibilitar a construção de conceitos necessários para resolução da situação-problema. Participaram da pesquisa 24 alunos, do 2º ano do Ensino Médio. Para coleta e construção dos dados foram utilizadas duas formas de registro: o escrito e gravações em áudio. Os dados foram analisados qualitativamente para que assim os resultados fossem sistematizados, com destaque para a categorização prévia utilizada para a análise das respostas dadas a situação-problema. A participação dos alunos foi constante e significativa em cada etapa realizada o que possibilitou boa construção e reconstrução do conhecimento deles. O levantamento de hipóteses possibilitou no estruturamento da resposta final a partir da construção do conhecimento ao longo da realização das atividades propostas. As respostas dadas a situação-problema mostram que os alunos utilizaram as informações trazidas nos três diferentes momentos que compõem a sequência. Destacamos o trabalho em equipe e o desejo em aprender os conceitos científicos, por parte dos estudantes, que a todo o momento mostravam-se interessados com a abordagem realizada. Por fim a construção de uma situação-problema a partir de um contexto real nos parece uma boa alternativa para a construção de conceitos gerais de radioatividade, principalmente sobre fissão e fusão nuclear, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção do conhecimento de uma perspectiva ampla e diferenciada.
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    Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED
    (2022-06-09) Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2478144275654238
    Diante da dificuldade e falta de interesse por parte dos estudantes com relação a disciplina Química no Ensino Médio, a utilização de jogo digitais como fator motivacional para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos vem ganhando espaço dentro das salas de aula pela questão da criação de um elo entre a ludicidade e conteúdos formais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar e validar o uso de seis jogos digitais para o ensino de Química desenvolvidos pelo V-lab UFPE, visando uma melhor aprendizagem de conteúdos associados a disciplina Físico-Química, parte integrante da Química escolar, por parte dos alunos do Ensino Médio, investigando os benefícios viabilizados pela experiência com os jogos a partir da análise utilizando critérios disponíveis na literatura, bem como da discussão baseada em sugestões de melhorias para os produtos. Vale salientar o processo de criação e escolha dos jogos digitais que possam ser utilizados em sala de aula é desafiador para os docentes. Resultados positivos associados a utilização desta ferramenta é decorrente da maneira a qual o docente idealiza e acompanha tal atividade.
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