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Navegando por Autor "Palma, Mariza Brandão"

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    Instrumento de facilitação da aprendizagem de terminologias específicas da Anatomia Humana para alunos surdos no Ensino Superior
    (2020-11-04T03:00:00Z) Carlos, Allane Cosmo da Silva; Palma, Mariza Brandão; http://lattes.cnpq.br/5056572269695104; http://lattes.cnpq.br/5599265225671037
    A língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é a língua natural utilizada pelas comunidades de pessoas surdas no Brasil. A Libras é considerada a 2° língua oficial do Brasil e como as diversas línguas naturais é composta por morfologia, fonologia, sintaxe e semântica. Os alunos surdos quando são inseridos em sala de aula apresentam algumas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem devido a predominância da língua oral e a ausência de sinais em algumas áreas do ensino, principalmente no ensino de ciências. A Anatomia Humana é uma ciência descritiva que estuda as estruturas e as formas do corpo humano. Segundo a definição de Dangelo e Fattini a Anatomia é a disciplina que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. O processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina é considerado complexo devido a quantidade dos termos anatômicos que são utilizados para descrever o corpo humano. A partir das observações feitas do aluno surdo que está inserido na sala de aula de Anatomia Humana do primeiro período de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, foi revelado as dificuldades que o aluno encara ao se deparar com as terminologias específicas da Anatomia. A partir desta observação sistemática o trabalho em questão teve como objetivo criar sinais Na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, que auxiliem no ensino da Anatomia Humana e no entendimento das terminologias específicas da disciplina. Os sinais foram criados e aprimorados juntamente com o aluno surdo alvo das observações e o intérprete de Libras que o acompanha. Os sinais temporários foram criados a fim de dar suporte no ensino da Anatomia Humana para os alunos surdos e servir como base para novos estudos que possam amparar completamente os sinais específicos dos diferentes conteúdos da Anatomia Humana.
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    Técnica de diafanização em dentes humanos
    (2018-02-23T03:00:00Z) Silva, Beatriz Rayne Moraes Gomes da; Palma, Mariza Brandão; http://lattes.cnpq.br/5056572269695104; http://lattes.cnpq.br/3891961554423682
    O ensino experimental tem o papel de ser um recurso auxiliar, capaz de assegurar uma transmissão eficaz do conhecimento científico. Peças e cadáveres a fresco, apesar de oferecerem maior fidelidade na reprodução das estruturas in vivo, dispensarem custo adicional e não apresentarem perdas de material na fixação das peças é de difícil obtenção e possuem durabilidade bastante limitada para o estudo. Com o passar do tempo, diversas técnicas de conservação de peças anatômicas foram desenvolvidas; e atualmente vários materiais podem ser utilizados para este fim, como: formaldeído, glicerina, álcool etílico e fenol. Algumas técnicas são aplicadas no estudo da anatomia interna dos dentes, dentre estas está a diafanização, que é muito utilizada no ramo da endodontia. A diafanização é uma técnica que consiste em tratar amostras biológicas de modo a torná-las semitransparentes. Atualmente, existem vários protocolos para aplicação do método da diafanização em dentes humanos. A técnica preconizada por Okumura permite a visualização tridimensional da morfologia de todo o sistema de canais radiculares e suas ramificações. O objetivo deste trabalho foi avaliar a técnica da diafanização em dentes humanos como eficaz no estudo da anatomia interna dos mesmos e ferramenta no processo de ensino e aprendizagem na graduação. Foi realizado um levantamento histórico e bibliográfico sobre as principais técnicas de diafanização utilizadas na endodontia. Quando submetidos a esses processos, os dentes devem apresentar um grau de clareamento, flexibilidade e fragilidade. A coloração com tinta nanquim permite uma melhor visualização da anatomia interna dos canais radiculares dos dentes. O estudo da técnica diafanização além de possibilitar um tratamento específico na endodontia contra patologias é uma ótima ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem no âmbito acadêmico.
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